quarta-feira, 17 de março de 2010

vitamina D ( esclerose múltipla e doenças auto imunes)

 

Repassando.........já li artigos sobre a influência da vit. D na esclerose múltipla.

Pessoal,

Preciso relatar um caso verídico, que pode ajudar pessoas com doenças auto-imunes.

Tenho uma amiga (Rosi) há mais de 35 anos que é portadora de esclerose múltipla. Ela vem desenvolvendo os sintomas há cerca de 30 anos e tem se tratado com medicamentos caros e de última geração (Interferon), o que não impediu que ficasse dependente de cadeira de rodas. Em fevereiro de 2009 estava em estado crítico, não mais conseguia suportar o peso da cabeça e estava perdendo a fala, além de não se alimentar sozinha. Seu futuro (próximo) era uma cama e equipamentos para manutenção artificial da vida.

Então um amigo indicou um médico, o Dr. Cícero Galli Coimbra, neurologista, professor do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo. Ela e o marido foram a São Paulo e após 4 horas de consulta o médico indicou suplemento de vitamina D (entre outras medicações para depressão).

Em menos de 1 mês ela recuperou a sustentação da cabeça e a fala, e em dezembro de 2009, da última vez que a vi, já estava até mexendo a ponta dos dedos do pé.

Nem preciso dizer que ela recuperou a alegria de viver e a esperança de reconquistar a qualidade de vida perdida. Tem 4 filhos, um marido presente e amoroso e de novo um futuro promissor.

Este médico deu uma entrevista na Jovem Pan, onde explica os efeitos do stress e da falta de vitamina sobre as células do cérebro. Ele trata de doenças auto-imunes como esclerose múltipla, artrite reumatóide, Parkinson, Alzheimer, lúpus, vitiligo e outras.

Recomendo assistir:
(http://jovempan.uol.com.br/videos/entrevista---cicero-coimbra-24340,1,0).
Ele também tem um currículo importante, com diversas publicações:
(http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4781322A7
) que podem (e devem) ser acessadas.

No ano passado conseguiram trazê-lo a Porto Alegre, onde ele trata atualmente de 12 pacientes de esclerose múltipla.

Fica a dica. Divulguem para seus familiares e amigos, alguém pode estar precisando.