sábado, 31 de outubro de 2009

Asma e Rinite

Não tem mãe que goste de ver o filho doente. Pelo menos nesse mundo acho que não existe. Nariz escorrendo, chiado no peito e falta de ar são sintomas comuns de crianças que sofrem com problemas respiratórios alérgicos, cujos principais vilões têm nomes: asma e rinite.

A rinite é uma inflamação da vias aéreas superiores, isto é, nariz e garganta, e a asma abrange as vias aéreas inferiores, como os brônquios. São inflamações que normalmente estão interligadas; a rinite alérgica é fator importante de desencadeamento da asma.

Pessoas que têm rinite alérgica apresentam três vezes mais riscos de desenvolver asma e cerca de 80% das pessoas que sofrem de asma também têm rinite. A asma é uma alergia respiratória freqüente na infância, sendo comum que a primeira crise apareça antes dos quatro anos de idade.

A asma pode surgir de várias maneiras. Pode ser a partir de uma reação alérgica, emocional, infecções, sinusite e até refluxo esofágico. Já a rinite tem quase sempre sua origem alérgica. Em crianças pequenas, as vias respiratórias são estreitas e delicadas, estando mais sensíveis aos agressores do ambiente.

Infelizmente, a asma e a rinite não têm cura, embora possam ser controladas e minimizadas a partir de tratamento adequado com base no uso de corticóides inalatórios (as famosas bombinhas), além do controle ambiental para evitar o contato das crianças com os agentes desencadeantes das alergias.

As alergias respiratórias acontecem quando o organismo da criança responde de modo exagerado aos estímulos externos, como poeira, ácaros, pêlos de animais, cheiros fortes, ar frio ou poluição. O sistema imunológico agride o próprio corpo, causando quadros inflamatórios.

Narizinho vermelho - Os sintomas da rinite são o nariz entupido (obstrução nasal) e escorrendo (coriza), podendo estar acompanhado de espirros, coceira no nariz e olhos e lacrimejamento. A asma tem como sintoma falta de ar, tosse, chiado no peito, cansaço e falta de apetite.

Essas inflamações aparecem mais em quedas acentuadas de temperatura e quando o ar está seco. Não à toa que no inverno as inflamações são mais freqüentes, sendo que esses fatores ajudam a abaixar a resistência do corpo. Ambientes fechados favorecem a concentração de agentes poluentes.

As alergias respiratórias aparecem geralmente na infância e as crianças que têm histórico familiar de alergia (pais ou pessoas com parentesco próximo) são mais propensas a desenvolver o problema.

Às vezes a rinite e a asma podem ser confundidas com gripe e bronquite respectivamente. A gripe é uma infecção que causa mal estar e febre e os sintomas passam mais rápido que os sintomas da rinite. Já o diagnóstico diferencial entre asma e bronquite é mais difícil.

O ideal é procurar um pediatra para que ele observe a história da criança (quando, como e com que freqüência ocorrem os sintomas). Certamente, o profissional solicitará exames de raio-X de tórax, hemograma e teste de sensibilidade para realizar o diagnóstico.

O tratamento na maioria das vezes é demorado, mas, se levado a sério, garante que as alergias não provoquem doenças mais sérias, entre elas a sinusite ou mesmo alterações crônicas do pulmão.

Dicas

O leite materno, pelo período de no mínimo seis meses, fortalece o sistema imunológico do bebê, prevenindo doenças respiratórias alérgicas.

Ao limpar a casa, não varra, e sim passe pano úmido para não levantar poeira. Carpetes e cortinas são as “residências dos sonhos” dos ácaros. Substitua o carpete por piso de madeira, por exemplo. Já a cortina pode até continuar decorando a casa, desde que esteja sempre limpa.

Retire os bichos de pelúcia do quarto das crianças que acumulam poeira e ácaros, desencadeando alergias. Colchões devem ser virados a cada 15 dias para que não acumule ácaros. As pás dos ventiladores de teto também juntam bastante poeira (parte de cima), já que ficam paradas no inverno. Um paninho úmido já resolve.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

As alergias infantis

As Alergias e as crianças

Alérgeno é um termo geral usado para descrever algo que causa uma reação alérgica. Os alérgenos são proteínas minúsculas encontradas em certas substâncias. Alguns são transportados pelo ar, como o pólen e os fungos, enquanto outros são encontrados em alimentos, como os mariscos, o amendoim e o leite.

Por exemplo: o veneno de um inseto contém alérgenos, assim como algumas plantas, como a hera venenosa. Os alérgenos também existem no ambiente doméstico, sob a forma de ácaros, que são os que mais agridem as crianças. Só as pessoas com propensão a adquirir hipersensibilidade são afetadas por esses alérgenos.

As doenças alérgicas são mais freqüentes em crianças com pais ou parentes próximos alérgicos, portanto, herdadas por fatores genéticos, mas também é possível qualquer pessoa desenvolver alergias em qualquer idade. Fatores ambientais podem fazer nosso sistema imunológico tornar-se extremamente sensível; isso pode provocar alergias em pessoas sem histórico familiar ou favorecer o surgimento naquelas que têm caso na família.

Ambiente Fechado

O primeiro passo no controle ambiental é a identificação dos agentes alérgicos e irritantes que causam as reações. As crianças passam geralmente, a maior parte do dia em ambientes fechados, seja em casa ou na escola. A busca deve começar pela casa. A maior parte das pessoas que sofrem de alergia e asma pode atribuir a causa de seus problemas como sendo de alérgenos de ambientes internos.

Ambientes internos são, no mínimo, dez vezes mais poluídos do que os ambientes externos. A forma mais econômica e eficaz de controlar as alergias, é reduzir as possibilidades e a intensidade da exposição a alérgenos.

Reação Alérgica e Testes

A reação alérgica pode causar contrações das vias aéreas, dilatação de pequenos vasos sangüíneos, aumento da temperatura, inchaço dos tecidos da pele e aumento da secreção nasal, além de provocar coceiras, entre outras reações.

Os testes para identificar a alergia são eficazes, pois o médico não tem condições muitas vezes, de identificar uma alergia, num simples diagnóstico. É importante dizer que o teste não oferece risco à criança.

Após ser colocado na pele um alérgeno, caso a ação seja positiva, surgirá um edema ou pequeno inchaço na região, que desaparecerá de 30 a 60minutos.

Os alérgenos mais comuns

Os ácaros são seres minúsculos, semitransparentes, com cerca de 0,3 mm invisíveis a olho nu. Pertencem ao filo dos artrópodes, como também os insetos, os crustáceos e os aracnídeos. Os ácaros chegam a colocar 30 bolotas fecais todo o dia, e estas sensibilizam o alérgico também.

Eles alimentam-se de restos de comida, da descamação da pele humana e animal e dos fungos e mofo. Reproduzem-se com facilidade, precisando somente de um pouco de calor e umidade.

Habitat do Ácaro

Rodapés, frestas de assoalho, aberturas, carpetes, tapetes, colchões, roupas, cobertores, lençóis, sofás, almofadas, bonecos e brinquedos de pelúcia, tatames, artefatos de palha e outros ambientes em que o acúmulo de poeira aconteça. Em 1 g de poeira podem ser encontrados até 3.000 ácaros.

Os colchões constituem microsistemas ideais para reprodução e sobrevivência desses parasitas, pois reúnem quase sempre condições favoráveis e mais constantes ao longo do dia, graças à transpiração e descamações naturais do corpo dos usuários. Colchões podem ser comparados a cemitérios de gerações e gerações de ácaros.

Alergia ao Ácaro

Os problemas respiratórios estão entre os mais comuns causados pelos ácaros. Sabe-se que hoje 70% dos asmáticos e 80% das pessoas com rinite são sensíveis a eles. Tosse, espirros e falta de ar também podem ser provocados por eles.

Poucos são os casos de alergias de pele por picadas de ácaros, mas existem casos graves que merecem cuidados.

Controle dos Ácaros

As três medidas básicas para o controle dos ácaros são: encapar colchões e travesseiros com capas de proteção antiácaros, limpar constantemente o quarto de dormir sem usar produtos com cheiro forte ou aparelhos à base de água e, finalmente, retirar o excesso de objetos, como livros, bichos de pelúcia, brinquedos, etc.

Usar acaricidas, purificadores de ar com filtro e desumidificadores (quando a umidade estiver acima de 60%) . Evitar o mofo nas paredes ou armários e manter sempre o quarto muito arejado.

Controle dos fungos

Manter a casa bem ventilada e a umidade controlada. Condicionadores de ar diminuem a umidade e filtram grandes esporos de fungo, diminuindo o bolor e o número de partículas dentro de casa. Desumidificadores que não queimam o oxigênio são recomendados quando a umidade exceder os 60%.

Limpar chuveiros e banheiras, vasos sanitários, armários, cozinhas e porões com alvejante ou desinfetante para reduzir a proliferação do mofo.

Deixar sempre esses ambientes arejados ou manter uma luz elétrica acesa no local de maior umidade. Não usar vaporizadores ou aparelhos à base de vapor.

Verificar vazamentos das calhas, rede de água e janelas, entre outros.

Plantas com xaxim ou bandejas de vasos com água não são recomendadas.

Como reduzir os riscos?

Não use sabão em pó, amaciantes de roupas ou água sanitária. Use na limpeza em geral somente água, sabão de coco, sapóleo sem cloro e detergentes biodegradáveis neutros ou sem cheiro.

Evite usar roupas com lavagem a seco; não sendo possível, pendure-as em local ventilado, pois o produto químico usado neste processo pode causar grave alergia.

Use sabonetes neutros, desodorantes e shampoos sem perfume. Use somente maquiagem hipoalergênica.

Evite contato com animais de pêlo e pena.

Não permaneça em residências pintadas ou enceradas recentemente. Deixe isso para as férias escolares.

Evite ambientes úmidos e o manuseio de objetos e roupas guardados por longo tempo, por estarem mofados e empoeirados.

Observe quaisquer odores, fumaças em geral, formol, amônia, éter, tintas, colas, etc.

Não deixe toalhas molhadas na cama e os calçados devem ficar fora do quarto.

Evite plantas em casa, especialmente em xaxim, por causa do mofo.

Evite brinquedos de pano ou pelúcia no quarto das crianças.

O alérgico não deve permanecer em casa na hora da limpeza. Não sendo possível, improvise máscara com pano úmido ou apropriada para este fim.

Os filtros de ar-condicionado, pás de ventiladores e exaustores devem ser limpos semanalmente.

Não use vassouras, espanadores, escovas ou panos secos.

Limpe diariamente a residência. O quarto da pessoa alérgica deve ser limpo cuidadosamente, usando pano umedecido em água e desinfetante sem cheiro ou álcool.

O piso deve ser hipoalergênico, liso e de fácil limpeza (borracha, madeira, pedra, etc.).

Tapetes de qualquer material são desaconselhados. Saiba que não existem tapetes antialérgicos. Se não puder retirá-los, use solução spray à base de ácido tânico.

Quando necessário, utilize cortinas laváveis ou persianas de vinil verticais.

Evite estofados com tecidos permeáveis; prefira móveis de madeira, plástico ou couro.

Jamais deixe que fumem no quarto da pessoa alérgica.

Forre colchões e travesseiros com napa, plástico ou com Capas LUFT, as quais são testadas cientificamente.

Dr. Atílio Brunharo
Médico Alergista

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uso da Homeopatia p/ criança

A homeopatia na infância

É comum as futuras e atuais mamães consultarem especialistas sobre o uso da homeopatia nos primeiros meses de vida do bebê. A homeopatia pode sim ser utilizada logo após o nascimento da criança, desde que a fórmula seja prescrita por profissionais gabaritados e de forma que o medicamento tenha o direcionamento especifico ao bebê tratado.

A medicação homeopática funciona muito bem no tratamento de cólicas, quadros gripais, conjuntivite, asma e doenças de pele, como a alergia. A coordenadora do Pronto Socorro Infantil do Hospital São Camilo, Fátima Gonzaga, endossa o uso da homeopatia nos primeiros anos de vida.

“A homeopatia, caso seja utilizada de maneira correta, reduz consideravelmente os riscos de a criança ter alergias, asma ou mesmo rinite. Por ainda estar em fase de desenvolvimento dos órgãos, o bebê ainda não está preparado para receber medicações mais fortes”, explica Fátima Gonzaga.

A coordenadora, porém, faz um alerta sobre o perigo da automedicação. “É comum os pais consultarem parentes ou amigos que já tiveram filhos doentes a fim de saberem qual o remédio usado na cura do bebê. Conseqüentemente, os pais ministram no seu bebê a homeopatia utilizada no tratamento de outra criança”.

Segundo Fátima Gonzaga, a criança não deve usar homeopatias feitas para outros bebês. “Essa prática deve ser evitada, já que a medicação homeopática foi formulada para atender uma outra criança, a partir das características físicas dela”, completa. A medicação por conta própria pode ser ineficaz ou até prejudicial ao bebê.

Por tudo isso, é importante observar cuidadosamente o histórico familiar do bebê para que se conceba uma medicação correta e sem riscos. Se por exemplo existir membros da família da criança que sejam alérgicos a determinado produto, é necessário que a homeopatia não contenha substâncias que possam provocar as mesmas reações alérgicas no bebê.

Seguindo essas orientações básicas, porém, muito importantes, a homeopatia será uma grande aliada no desenvolvimento de uma criança saudável e resistente às doenças.

 

 

 

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Calendário de Vacinação

Novidade no Calendário de Vacinação

Atenção futuras mamães ou mamães de crianças de até cinco anos. O calendário de vacinação mudou! Por isso, é bom não marcar bobeira nos cuidados com a prevenção de doenças, já que qualquer descuido pode afetar a saúde de seus filhos.

Na verdade, foram poucas as alterações.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam que a vacina contra a gripe (Influenza) seja realizada em duas doses, uma aos 6 meses e a outra aos 7 meses, com reforços anuais até os cinco anos de idade, ou seja, a dose deve ser oferecida novamente aos 2, 3, 4 e 5 anos da criança.

Até 2008 era adotada a seguinte forma: a vacina contra gripe era oferecida em duas doses (aos 6 e 7 meses) e o reforço era realizado somente aos dois anos de vida da criança.

A explicação para essa mudança é que a prevalência da gripe é alta até os cinco anos de idade e não somente até os dois anos. A mortalidade de crianças por complicações da gripe é a mesma de crianças com cardiopatias e asma, por exemplo. Foi necessário fortalecer a proteção.

Além disso, a gripe gera um número elevado de internações e consultas médicas. Portanto, as crianças de 3 a 5 anos também são grupo de risco para contaminação do vírus da gripe.

Lembramos apenas que a vacina contra gripe não é encontrada na rede pública de saúde, somente em clínicas privadas de imunizações.

Dúvidas - Muitas mamães devem se perguntar a razão de oferecer mais injeções para seu filho por conta da gripe, pois teoricamente é uma doença que vem e passa. Esse é um pensamento errôneo das mamães. A gripe é uma doença infecciosa que pode evoluir para um quadro mais grave, como pneumonia pneumocócica e otites.

Aos jovenzinhos - Outra mudança no calendário da vacinação é a junção do calendário da criança e do adolescente, já que a maioria das vacinas oferecidas no período da adolescência é um complemento das vacinas oferecidas na infância.

Não há mudança na vacinação dos adolescentes e, sim, na unificação dos calendários. As mamães ganham praticidade no uso de um calendário unificado.

Dicas

Todo cuidado é pouco. A vacinação é muito importante e protege as crianças das mais diversas doenças que podem prejudicar o desenvolvimento da sua criança.

Tenha cuidado com a carteira de vacinação de seu filho. Deixe sempre bem guardada, pois caso perca pode haver confusão nas vacinas recebidas anteriormente.

Nenhuma criança gosta de tomar vacina. Por isso a presença de personagens infantis é importante para dar alegria ao ambiente. Crie algum fato legal para distrair a criança.

  

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vídeo do Yan ( a nossa festa!!)

Esse vídeo foi feito em homenagem a todas as pessoas que nos apoiaram, nos ajudaram no momento mais difícil de nossas vidas.
Para essa " pessoas especiais" o nosso OBRIGADA!!

IF ONLY ANTES QUE TERMINE O DIA

Lindo filme!! Linda mensagem...não deixe p/ amanhã!! Ame e grite se for necessário, mas diga...

Africa

Pense...
esse é o NOSSO mundo!!! O NOSSO HOJE!!!!
Reclamar? Ajude, mude, melhore e reclame menos!!!
O mundo precisa de TODOS NÓS!!!

Se a Vida Fosse um Sonho... Vídeo de Reflexão.

Hoje...

Natureza, reflexão, pássaros, animais, vida !!!

Isso é vida!!! Isso é DEUS !!!!

Sarah McLachlan - Angel

linda música

Canto Della Terra

Maravilhosos!!!!

Sarah Brightman - Symphony

Lindo!!! Lindo!!! O melhor show que já assisti na vida!!! Perfeição...é pouco para expressar o que é esse show!!!

Sarah Brightman - Fleurs du Mal

Zodíaco: a personalidade das crianças

Se meu professor de TCC lesse esse artigo...no mínimo, ele me "enternaria"!! Ele não acredita em nada disso, mas eu acredito!!! hehehe. 

Claro, que vcs devem levar em conta vários outros aspectos, tais como fatores genéticos, ambientais, culturais, etc. Mas o " básico" faz bastante sentido!!!

Divirtam-se...

Conheça segundo o Zodíaco , qual a personalidade das crianças de cada signo .


Aires

Este é provavelmente de todos os signos do Zodíaco o mais franco, honesto e simples. São normalmente crianças muito enérgicas, cheias de vitalidade. São também muito impacientes e ansiosos, nenhum obstáculo lhes faz frente, pois esforçam-se por ultrapassá-lo.

Como possuem uma insaciável vontade de viver e de estar em movimento, para eles a hora de ir para a cama será certamente um tormento. Não quererão perder o seu tempo a dormir pois a energia que possuem é bem mais forte do que o sono que sentem.

Cansam-se facilmente dos seus brinquedos, estão sempre à procura de coisas novas. Os meninos gostam de carrinhos e constroem histórias com os heróis invencíveis e destemidos dos desenhos animados com os quais eles se identificam, pois os nativos de Carneiro sentem-se super-heróis.

As meninas nativas de Carneiro, têm tendência para ser um pouco marias-rapaz. Abandonam muitas vezes as bonecas para brincar com carrinhos ou outros brinquedos geralmente associados aos meninos, e gostam de ser elas a liderar o grupo de amiguinhos.

 Touro

Os nativos deste signo são verdadeiros amantes da vida e como tal logo desde bebés procuram saborear tudo o que ela tem para lhes oferecer. As crianças que nascem sob este signo precisam, mais do que as outras, de tempo para interiorizarem toda a informação que lhes transmitem do exterior.

Os bebés e as crianças de signo Touro têm normalmente um sono muito calmo e profundo. Estes bebés saboreiam lentamente a hora da refeição, aproveitam este precioso momento até à exaustão. Os nativos de Touro gostam de brinquedos tradicionais e que não inspirem violência, e são capazes de passar horas a fio a brincar com o brinquedo da sua predilecção. No entanto, não partilharão os seus brinquedos de ânimo leve, pois sentem logo de pequenos um forte sentido de posse, e acreditam que os seus brinquedos são uma parte de si próprios.

Gémeos

 Os bebés deste signo são crianças muito perspicazes, com uma inteligência rápida e que logo desde cedo procuram comunicar e estabelecer contacto com todos aqueles que os rodeiam. Fazem amigos com muita facilidade e iniciam conversa em qualquer lugar com as pessoas à sua volta.

Ao educar uma criança deste signo é importante ter em mente que a sua liberdade de expressão é fundamental. Estas crianças são expansivas e aventureiras por natureza, e precisam de se sentir à vontade para explorar o espaço que as rodeia e para fazerem novas descobertas para se sentirem felizes.

Tem muita rapidez de aprendizagem e começa a falar muito cedo. Converse muito com o seu bebé, pois ele rapidamente o imitará, balbuciando e emitindo sons, até chegar às palavras. Adora comunicar e contactar com todos aqueles que o rodeiam.

 Câncer

 Este bebé tem uma grande sensibilidade, que se revelará logo nos primeiros dias, reagindo facilmente a qualquer tipo de estímulo. Trata-se de uma criança doce e afectuosa, que precisa de ser rodeada de ternura e carinho. No entanto, será igualmente susceptível, ficando profundamente magoado quando é repreendido.

Levará um certo tempo a progredir e a conquistar a sua autonomia. É necessário ser estimulado de uma forma suave para não afectar a sua sensibilidade, para que possa tornar-se cada vez mais independente. Não se trata de preguiça, mas antes uma maneira de permanecer ligado aos pais. Contudo, aprenderá facilmente a andar, pois verá nisso um meio para continuar a experimentar novas sensações. Quanto às restantes aprendizagens, terá o seu próprio ritmo, para as alcançar, sendo importante que este seja respeitado.

Sendo tranquilo num ambiente calmo e familiar, fica bastante agitado quando surge uma nova pessoa ou se encontra num ambiente desconhecido.

  Leão

 As meninas nascidas neste período são determinadas nos seus objectivos e expressivas nas suas vontades. Têm uma personalidade impulsiva e gostam que lhes façam todas as vontades. Dão valor ao seu aspecto exterior e gostam de andar arranjadas.

Os meninos nascidos sob a influência deste signo são atenciosos com os familiares mas pedem alguma atenção em troca. Entusiastas e criativos, podem ser levados a correr riscos desnecessários. Gostam do apoio familiar mas prezam bastante da própria independência.

A independência deste bebé será proporcional ao encorajamento que lhe é dado, se lhe sorrir cada vez que tenta andar, verá o seu bebé a andar mais rapidamente. Os bebés Leão gostam de jogos, especialmente aqueles em que podem ganhar ou ter um papel importante.

Os rapazes gostarão de brinquedos típicos e apetecíveis. Gostam de ter papéis importantes nas brincadeiras, e gostam de desportos, tanto mais se um familiar participar nestes. As meninas também gostam de brincadeiras de rapazes e de bonecas vistosas, cheias de roupas e acessórios.

 Virgem

 As meninas nascidas neste período são muito arrumadinhas, vaidosas e bem comportadas. De uma forma geral dão-se bem com todos os seus colegas, são simpáticas e são uma óptima companhia.

Os meninos nascidos sob a influência deste signo são muito dedicados para com os seus familiares e colegas. Estão sempre dispostos a ajudar os mais fracos, na escola gostam de estudar em grupo.

A criança é muito arrumadinha. Exigirá, desde os primeiros dias de vida, que o rodeiem de cuidados e rotinas tranquilizadoras. É muito importante para este bebé que haja estabilidade nos seus horários.

Dotado de grande sentido prático, é racional, lógico, e ficará perturbado se lhe alterarem as rotinas.

Tímida e prudente, esta criança pertence ao mais modesto e realista de todos os signos. É de uma enorme dedicação aos outros e tem um grande sentido de altruísmo. Gosta de trabalhar, mas tem um verdadeiro pavor à desordem e à desarrumação.

 Balança

 As meninas Balança são muito meigas e têm muito bom gosto. As suas roupas e as das bonecas serão uma das suas brincadeiras preferidas. Muito imaginativas, cedo mostram interesse pelo desenho, pela pintura, a dança ou qualquer outra actividade artística. Adoram mostrar o seu lado gracioso.

Os meninos deste signo detestam brincadeiras violentas que possam magoar ou ferir, preferem brinquedos que apelem ao sentido estético. Normalmente têm um objecto predilecto que não abandonam por nada deste mundo. São muito sociáveis e detestam brincar sozinhos.

Como característica fundamental da sua personalidade, o bebé Balança detesta estar sozinho, pois não suporta a solidão, e isto irá reflectir-se até mesmo no seu ritual para dormir. Será necessária muita habilidade para que a mãe se retire ao deixar o seu filho a dormir.

Outra característica do bebé Balança reside na sua necessidade de encontrar harmonia em tudo o que faz e no que o rodeia. O bebé Balança vive em total harmonia com a mãe, sendo bastante difícil aceitar estar longe dela, e adapta-se a novas amizade muito lentamente.

 Escorpião

 Bastante curiosos, os bebés Escorpião nunca ficam satisfeitos com aquilo que lhes aparece pela frente, procuram sempre perceber o que está por trás de todas as situações que lhe são apresentadas. São bastante reservados, não se deixando envolver facilmente. São muito racionais e bastante orgulhosos e por isso mesmo irritam-se com muita facilidade. São destemidos e não se preocupam com o perigo que possam correr, qualquer que seja a situação.

Aquilo que melhor caracteriza as brincadeiras do bebé Escorpião é a sua grande vontade de dominar e vencer as outras crianças. Adoram todo o tipo de brincadeiras, principalmente aquelas que os façam pensar. Apesar disso são constantes as suas birras. No entanto, se tiverem um brinquedo partido, tudo farão para o consertar. Adoram desenhos animados, sobretudo aqueles com heróis muito poderosos.

 Sagitário

 As crianças nativas do signo Sagitário são bastante otimistas e calorosas para com as pessoas que as rodeiam. Sendo bastante confiante, esta criança é um modelo perfeito de generosidade. Apesar da sua personalidade autoritária, fará sempre os possíveis para que aqueles que o rodeiam sejam felizes. É uma criança com uma personalidade forte e muito determinada.

Devido à sua simpatia estará sempre rodeada de amigos, mas adora ser livre e fazer tudo aquilo que lhe apetecer.

Normalmente estas crianças são muito gulosas e não apreciará nada a hora de ir dormir, pois detesta estar sozinho e estar longe do colo reconfortante da sua mãe. Apesar disso é um dorminhoco, e quando adormece tem um sono calmo e tranquilizante.

Sendo este um signo muito masculino, as raparigas, na maioria dos casos, adoptarão os jogos dos rapazes, principalmente se tiverem apenas irmãos. Desprezam muitas vezes as bonecas e todas as brincadeiras de raparigas. Os rapazes deste signo são crianças bastante activas e como tal adoram todos os jogos, brincar com carrinhos, os heróis dos desenhos animados e dos programas mais destinados aos rapazes.

 Capricórnio

 É uma criança com uma personalidade bastante sólida. Mostra normalmente aos que o rodeiam uma aparência distante e desprendida, mas todo este comportamento não passa de uma capa que utiliza para esconder a sua forte sensibilidade. Tem receio de ser rejeitado pelas pessoas que ama, o que o leva a construir à sua volta muralhas de protecção, não demonstrando os seus sentimentos com facilidade.

A sua autonomia será conquistada lentamente ao longo do processo de crescimento. Como não gosta de falhar em nada, lança-se em tudo o que faz com muita cautela e só quando tem a certeza absoluta de que vai triunfar é que avança. Escolhe dois ou três brinquedos como seus predilectos e conserva-os durante muito tempo. Esta criança preferirá jogos de construção, assim como todos aqueles que lhe permitam afirmar o seu domínio sobre as formas, o espaço e o movimento. As meninas nascidas com este signo fazem amizades muito facilmente, e entregam-se a estas de alma e coração. Os meninos nascidos sobre a influência deste signo são muito inteligentes e intelectuais, embora por vezes pareçam um pouco indiferentes ao mundo que os rodeia, pois preferem viver vidrados nos seus jogos e nos seus livros de banda desenhada, alheios a tudo o resto.

 Aquário 

É uma criança que tem um ar angélico e sonhador, tem muitas ideias na sua mente, e por isso é um pouco distraído. Não gosta de fazer sempre as mesmas coisas, detesta a rotina diária. Também não suporta pessoas autoritárias. As novidades atraem o bebé de Aquário. É dotado de uma forte vontade de saber tudo, sendo muito curioso, gosta de fazer novos projectos. É muito observador, e é a curiosidade que o vai despertar para a alimentação. Como não gosta de monotonia é a novidade, a alegria de experimentar uma coisa nova, que faz com que a criança queira comer. Irá verificar que em cada refeição o seu bebé vai estar mais atento a tudo o que o rodeia. É muito importante para um Aquário ter autonomia e independência. Precisa de liberdade para exprimir as suas ideias e vontades, descobrir tudo por ele próprio.

As meninas de Aquário gostam muito de suscitar a atenção dos seus pais, para brincarem com elas ou somente para lhes contarem uma história. Os rapazes gostam de ser os primeiros em tudo o que fazem. Querem servir de exemplo para os outros, adoram ser admirados pelos amigos.

 Peixes

 É uma criança muito sensível e emotiva. Seduz com o brilho dos seus olhos e com toda a sua beleza as pessoas que a rodeiam. Gosta muito de dar e receber afecto, carinho e amor, principalmente dos seus pais.

Fará tudo o que estiver ao seu alcance para agradar e cativar a atenção dos outros. É uma criança que constrói a personalidade conforme os gostos e desejos dos que a rodeiam, é muito intuitiva e receptiva.

Deverá ter o cuidado de explicar cuidadosamente ao seu filho a diferença entre o sonho e a realidade, mas deixe-o viver um pouco no mundo dos sonhos.

As meninas de signo Peixes adoram brincar com as suas bonecas e cortam-lhes o cabelo, mudam-lhes as roupas inúmeras vezes, etc., pois gostam de imaginar que quando forem grandes serão lindas como elas. Nas suas brincadeiras imaginam um mundo de fadas onde elas são as mais belas princesas.

Os meninos deste signo são inteligentes e criativos, e gostam de brinquedos que não exprimam a violência. Identificam-se com os seus heróis, e têm um certo fascínio por instrumentos musicais. O gosto pela leitura é algo que se evidenciará desde cedo.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pensamentos p/ refletir...

“Mudar é difícil, mas é possível”.

(Paulo Freire) 

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".

(Paulo Freire) 

“Ler não é decifrar, escrever não é copiar".

(Emilia Ferreiro) 

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”.

(Mário Quintana) 

“A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante”.

(Paulo Freire) 

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.

(Paulo Freire) 

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".

(Guimarães Rosa) 

“Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha."

(Carl Rogers) 

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." (Píndaro, poeta romano). 

"O conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido.” (Provérbio Africano). 

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina, poetisa brasileira).

“... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”. (Emília Ferreiro).

domingo, 25 de outubro de 2009

Educação Infantil: Dizer " não" é nossa obrigação!!

A educação é a segunda coisa mais importante que pode dar a um filho. A primeira é o amor. É um processo que deve ocorrer gradualmente, por etapas, adequadas aos diferentes estádios de desenvolvimento da criança. 

Um dos objetivos deste ensinamento é o autocontrolo, quer dizer, ajudar a que o nosso filho conheça e aprenda a dizer "este é o meu limite. E eu sei quando devo parar." Uma criança de 4 ou 5 anos, que conhece os seus próprios limites, é uma criança segura de si. Sabe que consegue controlar-se e este facto deixa-a muito orgulhosa. Uma criança "malcriada" não conhece os seus limites e é capaz de que o seu constante mau comportamento seja uma tentativa desesperada de que alguém lhe diga "Não! Já chega!". De acordo com Selma Fraiberg, a autora de The Magic Years, uma criança a quem não se ensina como se comportar sente que não a querem. 

Como é que pode transmitir este ensinamento ao seu filho? Dizendo-lhe, através de palavras e de acções: "cada vez que fizeres isto, tenho de parar-te, até seres capaz de controlar-te."Bater não é a solução. 

O termo "disciplina" deriva de uma palavra cuja raiz significa "ensinar," não castigar. . O castigo físico já não é aceitável. Não demonstra respeito. Uma criança raramente aprende alguma coisa quando a maltratam fisicamente. As únicas coisas que a criança poderá aprender é a dissimular os próprios sentimentos e a esconder a revolta. Ao castigá-la, é provável que, no futuro, a criança retalie e demonstre a sua revolta. 

O nosso objetivo deveria ser ensinar às crianças o modo adequado de se comportarem, de se controlarem a si próprias e de mostrarem respeito pelos outros. Descobrir que se os pais planearem claramente o que querem ensinar e se tiverem em consideração aquilo que a criança pode aprender com base na sua etapa de desenvolvimento, será mais fácil pôr em prática as estratégias necessárias. Do ponto de vista das crianças, quanto mais simples for a mensagem a ser ensinada, menor será o intervalo entre a acção e a consequência e mais fácil será a aprendizagem. 

Quase todas as crianças desejam fazer o que os pais querem que façam. O amor e a atenção dos pais são as maiores motivações das crianças que se esforçam muito para os obter. Os problemas surgem quando os pais prestam pouca atenção aos filhos ou quando se concentram demasiado nos comportamentos negativos e não reparam nas coisas boas que as crianças fazem para lhes agradar. Muitas vezes, um problema de disciplina esvai-se quando os pais focam a atenção no positivo e estrategicamente ignoram alguns dos comportamentos negativos. Nada é mais eficaz do que a aprovação dos pais e que a criança sinta que consegue fazer o que as outras pessoas querem que faça. Estas recompensas "internas" são as mais importantes porque ajudam a criança a sentir orgulho de si própria e a responder ao próximo desafio que a vida lhe apresentar. 

A chave da educação pela positiva é a antecipação:

- É importante divertirmo-nos com os nossos filhos. Rir estimula a aproximação, brincar estimula a confiança, as aventuras estimulam o espírito de grupo e de equipa.

- A criança aprende pelo exemplo (não se esqueça que não pode exigir aquilo que também não cumpre)

- Os comportamentos que são esperados devem ser bem explicados pelos pais (nada de ambiguidades, e não espere mais do que uma criança pode dar naquela etapa de desenvolvimento)

- É importante saber ouvir a criança e dar-lhe a oportunidade de fazer escolhas (pois assim aprende com as consequências dos seus actos) – tendo sempre em conta a sua etapa do desenvolvimento e assegurando todas as condições de segurança

- Antecipar as dificuldades

- A criança gosta de ser elogiada. Isto aumenta a sua auto-estima e um abraço é tudo o que a criança necessita (não devemos utilizar a alimentação como recompensa, nomeadamente gelados, chocolates…). A melhor recompensa da criança é o carinho, o amor e atenção. 

Contudo, hoje em dia, psicólogos e educadores sabem – e defendem – que os pequenos precisam aprender a ter limites. Principalmente porque estabelecer regras e fazer a criança conviver com elas é fundamental para a formação de adultos equilibrados e seguros. Primeiro porque dizer não quando necessário é uma forma de mostrar às crianças que nem tudo é possível. E que a vida é assim, cheia de nãos pela frente. Dessa forma, elas vão aprendendo a lidar com as frustrações à medida que percebem que o mundo não foi feito para atender seus desejos. Caso contrário, ela crescerá achando que tudo lhe é permitido. Mais tarde, quando se deparar com um não, ou usará da força – nem que seja a do grito – para ter o que quer ou se desmanchará em lágrimas, tornando-se uma expert em chantagem emocional. Além disso, impor limites é uma maneira de dar segurança à criança e mostrar que você se importa com ela. “Uma criança sem limites não desenvolve bem a sua capacidade de raciocínio lógico. O seu pensamento fica um pouco caótico. Ela pode até ter um enorme potencial, mas, sem disciplina, o seu raciocínio fica esparso e traz poucos resultados”, explica a psicóloga Aparecida Malandrin Andriatte, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Mackenzie. 

Há que ter Paciência e ser muito coerente nas nossa atitudes!!! Os pais terão de falar várias vezes a mesma coisa até que a criança compreenda a regra do jogo. Por isso, é indispensável manter a calma. Sempre. Gritos não só não adiantam como são o caminho mais curto para se perder a credibilidade.