quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Calendário de Vacinação

Novidade no Calendário de Vacinação

Atenção futuras mamães ou mamães de crianças de até cinco anos. O calendário de vacinação mudou! Por isso, é bom não marcar bobeira nos cuidados com a prevenção de doenças, já que qualquer descuido pode afetar a saúde de seus filhos.

Na verdade, foram poucas as alterações.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam que a vacina contra a gripe (Influenza) seja realizada em duas doses, uma aos 6 meses e a outra aos 7 meses, com reforços anuais até os cinco anos de idade, ou seja, a dose deve ser oferecida novamente aos 2, 3, 4 e 5 anos da criança.

Até 2008 era adotada a seguinte forma: a vacina contra gripe era oferecida em duas doses (aos 6 e 7 meses) e o reforço era realizado somente aos dois anos de vida da criança.

A explicação para essa mudança é que a prevalência da gripe é alta até os cinco anos de idade e não somente até os dois anos. A mortalidade de crianças por complicações da gripe é a mesma de crianças com cardiopatias e asma, por exemplo. Foi necessário fortalecer a proteção.

Além disso, a gripe gera um número elevado de internações e consultas médicas. Portanto, as crianças de 3 a 5 anos também são grupo de risco para contaminação do vírus da gripe.

Lembramos apenas que a vacina contra gripe não é encontrada na rede pública de saúde, somente em clínicas privadas de imunizações.

Dúvidas - Muitas mamães devem se perguntar a razão de oferecer mais injeções para seu filho por conta da gripe, pois teoricamente é uma doença que vem e passa. Esse é um pensamento errôneo das mamães. A gripe é uma doença infecciosa que pode evoluir para um quadro mais grave, como pneumonia pneumocócica e otites.

Aos jovenzinhos - Outra mudança no calendário da vacinação é a junção do calendário da criança e do adolescente, já que a maioria das vacinas oferecidas no período da adolescência é um complemento das vacinas oferecidas na infância.

Não há mudança na vacinação dos adolescentes e, sim, na unificação dos calendários. As mamães ganham praticidade no uso de um calendário unificado.

Dicas

Todo cuidado é pouco. A vacinação é muito importante e protege as crianças das mais diversas doenças que podem prejudicar o desenvolvimento da sua criança.

Tenha cuidado com a carteira de vacinação de seu filho. Deixe sempre bem guardada, pois caso perca pode haver confusão nas vacinas recebidas anteriormente.

Nenhuma criança gosta de tomar vacina. Por isso a presença de personagens infantis é importante para dar alegria ao ambiente. Crie algum fato legal para distrair a criança.

  

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.