sábado, 15 de agosto de 2009

Quem é o verdadeiro " babaca" nessa história???

Olha vou falar uma coisa...como tem gente "babaca" nesse mundo!!!
Desculpem-me o uso do termo " babaca", mas não consigo encontrar nada melhor...
Você vê esse tipo de gente em todos os lugares, todos os dias e parecem mais uma praga do que gente!!! Já perceberam como esse tipinho se alastra? Parece que nascem como ervas daninhas, se espalham, evoluem, criam seguidores e vão crescendo, crescendo, crescendo...
E uma coisa é certa: da mesma forma que dinheiro chama dinheiro...babaca atraí babaca!!!
Onde tem um...tem vários!!! É no mercado, no seu condomínio, na escola do seu filho, no trabalho, no curso de línguas, no curso de culinária, de corte e costura, no happy hour, no trânsito, na fila do cinema, no restaurante, na praia, na praça, em todos os lugares do mundo, do universo...tem um monte deles!!! 
Mas você deve estar se perguntando: " por que tanta amargura? O que ela está querendo dizer com isso?" Bom, vamos esclarecer todos os pontos...primeiro o que EU considero " babaca"? Babaca é o sujeito metido a malandro, esperto, oportunista, egoísta, mesquinho, ganancioso, invejoso, covarde, aquele que se acha melhor que todos, que sente prazer em humilhar os mais "simples", é o mentiroso de carteirinha, é o cara que faz do urubu um pavão, é o bobão da hora, é o grosso, sem educação, sem noção, sem limites, sem pudores, sem caráter...deu pra entender? Você deve estar, agora, pensando que tem muita, muita gente com essas características, né?! Pois é...infelizmente é o que mais tem no mundo!!! E o pior é que "essas pragas" estão se espalhando e se dando bem!!! Estão em todos os lugares sociais, estão sendo bem sucedidos em suas armações e estão em cargos importantes nas empresas, cargos públicos, etc. Aquilo que aprendi com meus pais que representa tudo de errado...está na " crista da onda"!! Será que caráter e índole virou uma questão pessoal? Ficou restrita a educação familiar de cada cultura? Será que não existe mais um " meio termo" ??!!!! Um mínimo de razoabilidade? Acho que não...Brasília é o retrato mais triste disso tudo!!! E quem foi que colocou aquele " bando de babacas" lá?! ...NÓS!! Todos nós!!! Acho que na verdade " babacas" somos nós que votamos nessa gente!!!


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Matéria da Dra. Suzana Herculano-Houzel para o Fantástico

Praticar exercício faz bem pra memória

O exercício favorece o nascimento de neurônios.

 

Você no sofá pode não acreditar, mas fazer exercício é tão bom para o cérebro que até camundongos preferem se mexer a ficar parados. Nós, humanos, não somos diferentes. Quando conseguimos vencer a preguiça e encontramos um exercício prazeroso, gostamos tanto que sentimos falta dele. 

A atividade física, quando é desejada, ativa o sistema de recompensa. Por isso, gostamos do exercício. 

Gostar de atividade física é muito útil para animais, como nós, que precisam se mexer para sobreviver, mesmo que o esforço exigido nos dias de hoje não se compare ao de nossos antepassados para conseguir o jantar. 

A neurociência aprendeu, nos últimos anos, que exercício físico é um excelente tratamento para o cérebro, por pelo menos cinco razões. 

Primeiro: quem faz exercícios físicos regularmente tem um risco menor de sofrer pequenos e grandes acidentes vasculares cerebrais, que colocam a mente e a vida em perigo. Isso acontece, porque o exercício melhora a saúde cardiovascular, o que beneficia também a irrigação sangüínea do cérebro. 

Segunda razão: além de estimular o sistema de recompensa, o que nos deixa satisfeitos e até eufóricos durante o esforço, o exercício faz o cérebro produzir prolactina, um hormônio que tem ação calmante, e endorfinas, que colaboram para o aumento do prazer e ainda reduzem a dor. 

A razão número três é que, ao usar os músculos, o exercício dá fim a toda aquela tensão acumulada. O corpo, finalmente, relaxa e isso acalma também o cérebro. Por isso, o jogo de bola ou a academia no fim do dia é desestressante. 

Quatro: o exercício faz aumentar a atividade do sistema nervoso parassimpático, aquele que promove a digestão e o crescimento, protege o coração, e ainda age como um freio contra o estresse, a longo prazo. 

Mas a grande novidade mesmo é a quinta razão. O exercício físico favorece algo que, até recentemente, se achava impossível: o nascimento de neurônios novos no cérebro, mais precisamente no hipocampo. 

Durante o exercício, o fígado produz uma substância que cai no sangue, entra no cérebro e faz o hipocampo produzir outra substância, o BNDF, que estimula o nascimento de neurônios. 

O hipocampo é responsável pela formação de memórias novas. O exercício, ao aumentar o número de neurônios novos, melhora a nossa memória. 

Recapitulando: o exercício protege o cérebro de acidentes vasculares, aplaca a dor, alivia a tensão do corpo e acalma o cérebro, desestressa a curto e a longo prazos, melhora a memória e ainda dá prazer. Então? Ano novo e vida nova. Que tal começar a se exercitar?

Bom...fazer o quê, né?! Exercícios!!! Durante 10 anos fui atleta. É fui, sim!! Treinava 8 horas por dias, todos os dias e jogava no sábado e domingo. Jogava volei e por sinal era uma das que mais participava, pois era a levantadora. Era uma boa jogadora...Os anos passaram e hoje, eu tenho a impressão de que fui atleta na outra encarnação. Faz tempo que não jogo uma bolinha...correr? Hiii...bota tempo nisso!!! Nadar? Acho que me afogo...Andar?? De vez em nunca!!! Preciso voltar a fazer exercícios, pois a única coisa que ando acumulando são "pesos extras na cintura, etc". Além de ser uma necessidade física, pelo texto da Dra. Suzana virou uma necessidade neural e vital!!!


Texto da Martha Medeiros

Quem me conhece já sabe que sou fã da Martha Medeiros, porém não havia lido esse texto espetacular.
A minha querida amiga e professora Maria Teresinha, me fez a gentileza de enviá-lo e estou colocando-o no meu blog. É lindo, profundo e de suma importância.
Leia e reflita...
bjs, Pat

MARTHA MEDEIROS: AUTORA DO LIVRO QUE INSPIROU O FILME "O DIVÃ" 
 
-"Tenho viajado bastante para acompanhar algumas pré-estreias do filme "O Divã, baseado no meu livro homônimo . 
Delícia de tarefa,ainda mais quando a gente gosta de verdade, do trabalho realizado,e esse filme realmente ficou enxuto, delicado e emocionante!!...
Além disso, ainda consegue me provocar... 
A personagem Mercedes (vivida pela incrível Lilia Cabral)está fazendo análise,  e leva para o consultório muitos questionamentos sobre sua vida.... 
Até que, passado um tempo,finalmente RELAXA,  e se dá conta de que não há outra saída a não ser conviver com suas IRREALIZAÇÕES..... 
Diante disso, o analista sugere alta,no que ela rebate: 
-ALTA??!! 
Logo agora que estou me divertindo?!.... 
- Eu tinha esquecido dessa parte do livro,e quando vi no filme, me pareceu tão cristalino: 
-Um dos sintomas do AMADURECIMENTO é justamente o RESGASTE DE NOSSA JOVIALIDADE, só que NÃO A JOVIALIDADE DO CORPO, que isso só se consegue ATÉ CERTO PONTO... 
Mas a JOVIALIDADE DO ESPÍRITO,TÃO MAIS PRIORITÁRIA!!... 
-Você é adulto(a) mesmo? 
Então, PARE DE RECLAMAR!!..* *. 
PARE DE BUSCAR O IMPOSSÍVEL!!... 
PARE DE EXIGIR 
PERFEIÇÃO DE SI MESMO!!... 
PARE DE ENCONTRAR 
LÓGICA PARA TUDO!!... 
PARE DE CONTABILIZAR 
PRÓS E CONTRAS!!... 
PARE DE JULGAR OS OUTROS!!... 
PARE DE TENTAR MANTER SUA VIDA 
SOB RÍGIDO CONTROLE!!... 
SIMPLESMENTE DIVIRTA-SE!!... 
NÃO QUE SEJA FÁCIL... 
Enquanto que um corpo sarado se obtém com exercício, musculação,dieta e discernimento quanto aos hábitos cotidianos, 
A LEVEZA DE ESPÍRITO REQUER JUSTAMENTE O CONTRÁRIO: 
A LIBERAÇÃO DAS CORRENTES!!! 
A AVENTURA DO NÃO DOMÍNIO!!... 
PERMITIR-SE O ERRO!!... 
NÃO SE SACRIFICAR EM DEMASIA!!... 
-Já que estamos todos caminhando rumo a um mesmo destino, que não é nada ESPETACULAR... 
É preciso perceber a hora de tirar o pé do acelerador! 
Afinal, quem quer cruzar a linha de chegada?!... 
Mil vezes CURTIR A TRAVESSIA!!... 
-Dia desses recebi o e-mail de uma mulher revoltada, baixo-astral, carente de frescor, e fiquei imaginando, como deve ser difícil VIVER SEM ABSTRAÇÃO E SEM VER GRAÇA NA VIDA!!... 
ENCLAUSARUDA NA DOR!!... 
Ela não estava me xingando pessoalmente, e sim manifestando sua contrariedade em relação ao universo,apenas isso: 
ODIAVA O MUNDO!!!... 
Não a conheço, pode sofrer de DEPRESSÃO... TER UM PROBLEMA SÉRIO... Sei lá!!... 
Mas há pessoas que apresentam QUADRO DEPRESSIVO e ainda assim, 
NÃO PERDEM O HUMOR, NEM QUE QUEIRAM!!.... 
Tiveram a sorte de nascer com esse REFINADO INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA! 
-DORES?!!!... 
CADA UM TEM AS SUAS! 
Mas o que nos faz CULTIVÁ-LAS por décadas??!!... 
Creio que nos APEGAMOS COM DESESPERO às dores, POR NÃO TER O QUE COLOCAR NO LUGAR, CASO A DOR SE VÁ!!!... 
E então se fica RUMINANDO,ALIMENTANDO A "PRÓPRIA MÁ SORTE", NUM PROCESSO E VITIMIZAÇÃO, QUE CHEGA AO NÍVEL DO ABSURDO!!... 
Por que fazemos isso conosco? 
AMADURECER TALVEZ SEJA DESCOBRIR QUE SOFRER ALGUMAS PERDAS É INEVITÁVEL!!..., 
MAS QUE NÃO PRECISAMOS NOS AGARRAR À DOR PARA JUSTIFICAR NOSSA EXISTÊNCIA!!..." (MARTHA MEDEIROS

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Olhar para dentro de nós...

Se os homens estivessem satisfeitos consigo mesmos, estariam menos insatisfeitos com as suas mulheres."

Voltaire
Hummm...pegou pesado?!! Ainda bem que a frase foi escrita por um homem!!! Caso contrário a oposição já iria gritar: " coisa de mulher mal amada...mal resolvida...!!" Sem levar em consideração a psicologia e a psicanálise que muito podem esclarecer em relação a realidade colocada na frase, vamos pensar pelo senso comum...Nada melhor do que responder uma questão com outra pergunta: O que nos leva a sermos eternos insatisfeitos? A imperfeição? A inconstância dos pensamentos e atitudes? A incoerência? O medo da estagnação? O medo de sentir-se pleno, completo e inteiro? Talvez a ansiosidade? A busca da recompensa? A busca de si mesmo no outro?Talvez a resposta seja uma outra frase: 

O verdadeiro conhecimento vem de dentro."

Sócrates
Talvez esteja aí o pulo do gato !! Difícil??Sim, mas quem disse que viver é fácil?! rsrsr!!! Coisa de louco, né?! Mas se nos dermos o trabalho de nos conhecer, mas nos conhecer profundamente teremos mais tranquilidade e equilibrio espiritual, mental e físico para sermos felizes. Pode acreditar!!! Pois só procuramos fora de nós aquilo que não conseguimos enxergar em nós mesmos, incluindo as virtudes e defeitos. Por isso, tantas relações começam e acabam tão rapidamente. É importante que nós tenhamos o auto conhecimento para sabermos os nossos limites, possamos reconhecer nossas falhas, nossas capacidades de praticar atos altruístas, atos egoístas, nossa essência e tudo aquilo que precisamos melhorar para evoluirmos como seres humanos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A espécie de felicidade de que preciso não é fazer o que quero, mas não fazer o que não quero."

Jean Jacques Rousseau
Concordo em todos os sentidos!!!É o mesmo que dizer: "não sei o que quero, mas sei o que não quero!!"Algum tempo atrás eu cheguei a essa conclusão e procuro todos os dias estudar, ler, aprender, ouvir, conversar, discutir, trocar ideias, etc. Para quê?! Para não fazer mais o que não quero...trabalhar com o que trabalhava e viver como vivia!! Fazendo o possível para evitar essa " repetição de padrão" , eu terei alcançado a felicidade.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LUZ

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." 

Platão
Pode parecer estranho...medo da luz?! O que seria isso? Bom... digamos isso seja uma interpretação pessoal...?! Hummmm....diria que sim!! Pois o que eu considero "luz" pode ser diferente para você.Não?! Então vou tentar descrever o que EU considero como "luz", vamos ver se temos a mesma opinião?! Para mim...Luz: uso adequado da imaginação para encontrar alternativas novas...Luz: uso adequado da inteligência para raciocinar em relação aos conflitos existentes...Luz: uso apropriado da paciência para descobrir o equilibrio exato para controlar as emoções.Luz: uso adequado, pertinente, inteligente e equlibrado para conseguir ver além do horizonte uma saída, uma alternativa, uma esperança, uma postura positiva que te conduza para as soluções das situações mais surreais já vividas!!Isso tudo pra mim é o que significa...luz!!! ahhh...mas pode ser também, simplesmente, aquele botão que apertamos na parede, chamado de interruptor e que faz acender lá no teto uma ...luz que ilimina o nosso caminho!! De qualquer forma, esse movimento tão simples e rotineiro tem tanta importância e muitas vezes nem lhe damos o devido valor. Assim é a vida para alguns...