sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Texto da Martha Medeiros

Quem me conhece já sabe que sou fã da Martha Medeiros, porém não havia lido esse texto espetacular.
A minha querida amiga e professora Maria Teresinha, me fez a gentileza de enviá-lo e estou colocando-o no meu blog. É lindo, profundo e de suma importância.
Leia e reflita...
bjs, Pat

MARTHA MEDEIROS: AUTORA DO LIVRO QUE INSPIROU O FILME "O DIVÃ" 
 
-"Tenho viajado bastante para acompanhar algumas pré-estreias do filme "O Divã, baseado no meu livro homônimo . 
Delícia de tarefa,ainda mais quando a gente gosta de verdade, do trabalho realizado,e esse filme realmente ficou enxuto, delicado e emocionante!!...
Além disso, ainda consegue me provocar... 
A personagem Mercedes (vivida pela incrível Lilia Cabral)está fazendo análise,  e leva para o consultório muitos questionamentos sobre sua vida.... 
Até que, passado um tempo,finalmente RELAXA,  e se dá conta de que não há outra saída a não ser conviver com suas IRREALIZAÇÕES..... 
Diante disso, o analista sugere alta,no que ela rebate: 
-ALTA??!! 
Logo agora que estou me divertindo?!.... 
- Eu tinha esquecido dessa parte do livro,e quando vi no filme, me pareceu tão cristalino: 
-Um dos sintomas do AMADURECIMENTO é justamente o RESGASTE DE NOSSA JOVIALIDADE, só que NÃO A JOVIALIDADE DO CORPO, que isso só se consegue ATÉ CERTO PONTO... 
Mas a JOVIALIDADE DO ESPÍRITO,TÃO MAIS PRIORITÁRIA!!... 
-Você é adulto(a) mesmo? 
Então, PARE DE RECLAMAR!!..* *. 
PARE DE BUSCAR O IMPOSSÍVEL!!... 
PARE DE EXIGIR 
PERFEIÇÃO DE SI MESMO!!... 
PARE DE ENCONTRAR 
LÓGICA PARA TUDO!!... 
PARE DE CONTABILIZAR 
PRÓS E CONTRAS!!... 
PARE DE JULGAR OS OUTROS!!... 
PARE DE TENTAR MANTER SUA VIDA 
SOB RÍGIDO CONTROLE!!... 
SIMPLESMENTE DIVIRTA-SE!!... 
NÃO QUE SEJA FÁCIL... 
Enquanto que um corpo sarado se obtém com exercício, musculação,dieta e discernimento quanto aos hábitos cotidianos, 
A LEVEZA DE ESPÍRITO REQUER JUSTAMENTE O CONTRÁRIO: 
A LIBERAÇÃO DAS CORRENTES!!! 
A AVENTURA DO NÃO DOMÍNIO!!... 
PERMITIR-SE O ERRO!!... 
NÃO SE SACRIFICAR EM DEMASIA!!... 
-Já que estamos todos caminhando rumo a um mesmo destino, que não é nada ESPETACULAR... 
É preciso perceber a hora de tirar o pé do acelerador! 
Afinal, quem quer cruzar a linha de chegada?!... 
Mil vezes CURTIR A TRAVESSIA!!... 
-Dia desses recebi o e-mail de uma mulher revoltada, baixo-astral, carente de frescor, e fiquei imaginando, como deve ser difícil VIVER SEM ABSTRAÇÃO E SEM VER GRAÇA NA VIDA!!... 
ENCLAUSARUDA NA DOR!!... 
Ela não estava me xingando pessoalmente, e sim manifestando sua contrariedade em relação ao universo,apenas isso: 
ODIAVA O MUNDO!!!... 
Não a conheço, pode sofrer de DEPRESSÃO... TER UM PROBLEMA SÉRIO... Sei lá!!... 
Mas há pessoas que apresentam QUADRO DEPRESSIVO e ainda assim, 
NÃO PERDEM O HUMOR, NEM QUE QUEIRAM!!.... 
Tiveram a sorte de nascer com esse REFINADO INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA! 
-DORES?!!!... 
CADA UM TEM AS SUAS! 
Mas o que nos faz CULTIVÁ-LAS por décadas??!!... 
Creio que nos APEGAMOS COM DESESPERO às dores, POR NÃO TER O QUE COLOCAR NO LUGAR, CASO A DOR SE VÁ!!!... 
E então se fica RUMINANDO,ALIMENTANDO A "PRÓPRIA MÁ SORTE", NUM PROCESSO E VITIMIZAÇÃO, QUE CHEGA AO NÍVEL DO ABSURDO!!... 
Por que fazemos isso conosco? 
AMADURECER TALVEZ SEJA DESCOBRIR QUE SOFRER ALGUMAS PERDAS É INEVITÁVEL!!..., 
MAS QUE NÃO PRECISAMOS NOS AGARRAR À DOR PARA JUSTIFICAR NOSSA EXISTÊNCIA!!..." (MARTHA MEDEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.