sábado, 24 de maio de 2008

Primeiro, nós! Depois...a vida fica mais fácil.

A pior maldade que podemos cometer é aquela contra nós mesmos!!
Não sejamos tão exigentes.
Não sejamos tão perfeccionistas.
Não sejamos tão auto críticos.
Não sejamos tão cruéis.
Afinal, somos humanos.
Erramos e muito.
Continuaremos errando, ainda bem!
Pois, é errando que se aprende a acertar.
É errando que aprendemos a ser mais benevolentes, mais dóceis, mais sensíveis, mais compreensivos conosco e com o outro.
Aquele que não se perdoa, não cresce, não aprende a se amar,  amar o outro é aquele que, consequentemente, não será amado!
Sejamos mais amorosos, primeiramente, conosco e estaremos prontos para descobrir o que é a vida!!
http://www.youtube.com/watch?v=e7je95XY1YY

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Milho ou Pipoca ???

Uma vez eu li uma estória interessante que contava o sofrimento do milho da pipoca. 
O milho da pipoca tem a casca dura, impenetrável e é considerado feio e sem graça por muitos de nós, porém ao cair na panela ele se transforma naquela pipoca gostosa, macia, interessante e apetitosa. 
Existe um porém, alguns milhos têm pavor de cair na "panela" e de se transformarem. 
Eles possuem medo da tentativa, do novo e do desconhecido. 
Eles conseguem imaginar a possibilidade de deixarem de ser duros e impenetráveis, para serem macios, bonitos em formato de flores branquinhas... 
Alguns milhos aceitam a transformação, porém outros resistem, lutam dentro da panela com medo da transformação, da mudança...acabam por não permitir que a flor brote e morrem duros, secos,vazios e impenetráveis. 
Alguns seres humanos são assim... 
Fico me perguntando o tempo todo se prefiro ser um eterno milho ou me transformar numa flor de pipoca?? 
Eu sei que mesmo como pipoca, o fim será inevitável, pois a vida é finita para todos, porém terei experimentado a transformação e brotado em flor doce ou salgadinha...é acho que vale a pena!!!! 
Ao menos farei a alegria das crianças e no fundo, no fundo...a minha. 
Sejamos todos PIPOCAS !!!!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Apego é realmente amor?

O caminho para o amor não termina com a entrega, muito embora, de certo modo, não haja mais nada a fazer.O processo da renúncia é tudo que o espírito precisa para entrar em sua vida; o resto é o amadurecimento da união entre o eu inferior e o Eu Superior.
Contudo, ainda existe a grande questão de como duas pessoas podem se entregar uma à outra completamente. Por mais que você comece a sentir amor dentro de si, ainda é necessário refletí-lo para seu amado. Duas pessoas
espirituais vivendo juntas não constroem automaticamente um relacionamento espiritual. Portanto, queremos perguntar em termos práticos como o amor aumenta entre duas almas.
O ego não é facilmente derrotado em sua preocupação com tudo, exceto o amor.
A entrega não é alcançada até que você se entregue completamente a seu ente querido. Para realizar isso precisa abdicar de tudo que o prive do amor, e nutrir tudo que venha do amor.
Uma maneira como as pessoas se privam do amor é especialmente confusa, porque parece uma maneira de aumentá-lo: é o apego. Em sua forma mais leve, é o desejo de estar com alguém especial. Um bebê apegado à mãe não vai aceitar outras mulheres como substitutas; uma garota de 12 anos seleciona a melhor amiga entre as garotas que conhece. Até mesmo nessas formas pré-adultas de apego existem dois lados - ele tanto inclui quanto exclui.
Os relacionamentos adultos levam o apego a um nível mais profundo, mas a exclusividade permanece. O voto de matrimônio de "esquecer todos os outros" implica, não só a fidelidade, mas uma vida compartilhada por duas pessoas apenas.
Não é amor quando você compartilha seu mundo com outra pessoa? Será que os relacionamentos íntimos deveriam ser exclusivos desta maneira? A resposta é surpreendente, mas se você procurar mais fundo, vai ver que o amor e o apego não são a mesma coisa. * o amor permite que seu ente querido tenha a liberdade de ser diferente de
você. O apego pede a conformidade a seus desejos e necessidades.* o amor não impõe exigências. O apego expressa uma exigência avassaladora - "faça com que eu me sinta completo".
* o amor se expande além do limite de duas pessoas. O apego tenta excluir tudo, menos as duas pessoas.
A maioria de nós não faria essas distinções automaticamente, porque o apego é algo de que precisamos. Mas um relacionamento baseado na necessidade é, na verdade, apenas o ego expandido. Ser capaz de fundir seu ego com o de outra pessoa traz um senso de segurança; isso justifica ser egoísta, porque o egoísmo é compartilhado. "Nós" temos nossas maneiras de fazer as coisas, nossas preferências e antipatias, nosso senso de separação dos outros. No caso mais extremo, existe um tipo de loucura mútua - folie à deux - onde as duas pessoas tentam possuir uma à outra de corpo e alma. Um caso de amor louco é o extremo mais comum a que a maioria das pessoas chega. Nos
relacionamentos ordinários, o apego parece normal. A sedução do apego é que ele fornece um senso de segurança através do isolamento do mundo externo. Os apelidos carinhosos que mais ninguém escuta, a linguagem particular e os rituais, as atitudes tão entranhadas que nunca são citadas: essas coisas fazem com que as pessoas se sintam seguras, porque fazem de "nós dois" um mundo fechado e circunscrito.
Todavia, o apego possui um significado espiritual mais profundo. Representa uma tentativa de alcançar a unidade fundindo-se com outra alma. Muito embora isso possa não ser totalmente consciente, em algum nível você percebe que esteve vivendo separado de Deus, uma condição que é cheia de ansiedade e insegurança. Há uma parte de você que se considera fragmentada do todo.
Conheço um homem que foi feliz no casamento durante 16 anos. Certa manhã, ele notou um caminhão de mudanças diante da porta da frente. Perguntou à esposa o que o caminhão estava fazendo ali, e ela respondeu "estou indo
embora, e meu advogado disse que posso ficar com a metade de tudo. Decida agora com que você quer ficar".
Essa despedida brutal foi um choque para meu amigo (em retrospectiva, ele admitiu que a comunicação com a esposa fora nula durante os últimos anos, de modo que se ela tinha queixas, houve poucas oportunidades para falar sobre elas). Ele não teve escolha senão submeter-se à partida da esposa, e num instante seu apego a ela transformou-se em dor, despertando o ciúme sexual (ele suspeitava havia outro homem na jogada - erradamente, como descobriu depois), traição, suspeita e desconfiança.
Essa dor cresce a partir do estado de separação; ela não é criada pelo que a outra pessoa faz conosco. Num estado de união, o Eu Superior forneceria amor incondicional, o que significa que nenhuma traição ou abandono poderia nos
ferir. Quando você está numa união, ninguém pode realmente deixá-lo.
Mas o estado "normal" da vida, como normal é definido em nossa cultura, é não estar numa unidade. Mesmo assim, é natural que você busque estar completo novamente, curando a separação se fundindo com outra pessoa - esse
impulso subjacente torna o relacionamento extremamente poderoso.
Se o apego funcionasse, as pessoas se tornariam completas simplesmente se casando; mas não é isso que acontece. O casamento pode fazer com que você se sinta inteiro. Pode trazer mais segurança em certos níveis. (Isso é particularmente verdadeiro para os homens, que costumam achar que são o sexo forte. Todavia, estudos sociológicos mostraram que os viúvos ficam muito piores sozinhos do que as viúvas, que mulheres solteiras na faculdade têm uma probabilidade muito maior de concluir o curso que homens solteiros e, que em geral, as mulheres lidam melhor com a solidão do que os homens). No entanto, as possibilidades de união não aumentam. Pelo contrário, é muito comum que as duas pessoas achem que o casamento lhes trouxe um fardo duplo de preocupações ao invés de duplicar a chance de encontrar a liberdade.
A questão, portanto, é como preservar a devoção e a fidelidade do casamento sem entregar-se à necessidade e ao apego. O que é necessário é um estado chamado de não-apego. A palavra parece um sinônimo de desapego, denotando indiferença, mas o não-apego é na verdade um estado de liberdade que preserva e até mesmo aumenta seu amor pelo outro. O desapego é alcançado quando deixamos de nos importar; o não-apego é alcançado pela permissão, que mostra um tremendo carinho. Portanto, as compreensões que se aplicam ao não-apego nos levam até o âmago da importância espiritual da renúncia.
O apego é uma forma de dependência baseada no ego; o amor é não-apego baseado no espírito.
Quanto mais não-apego se é, mais se pode amar de verdade.
A ação que não prende vem diretamente do amor; todas as outras ações vêm indiretamente do passado.
A liberdade só pode ser alcançada pela recordação de quem se é realmente.
Adaptação de Texto do livro "Conexão Saúde"
Autor: Deepak Chopra

Meu amorzinho...

A beleza do seu olhar, o sorriso contagiante, a inocência infinita...
Tudo isso faz de você, único!
O seu abraço é indescritível.
O seu beijinho é doce!
Você faz meus dias...mais lindos.
Eu amo você, meu filho.
Milagre do meu recomeço.
Sentido para tudo que não compreendo.
Resposta para esse maravilhoso mistério chamado, vida!
Em você encontro inicio, meio e fim.
O que era escuridão...passou a ser estrela.
O que era solidão...passou a ser paz.
O que era dúvida...passou a ser certeza.
O que era...passou a ser um novo amanhã.
O que era amor incondicional...passou a ter novo nome e seu nome é Yan.
http://www.youtube.com/watch?v=OHBEsVtqYQ8

terça-feira, 20 de maio de 2008

“ Dizem que sou louco por pensar assim...
Mas louco é quem me diz e não é feliz, não é feliz !!! “

Para o Pedrinho...

Procuro respostas no silêncio das palavras
Procuro significado no vazio do dicionário
Procuro o chão no espaço
Procuro agarrar-me nas nuvens
Procuro seus olhos no brilho dos raios do sol
Procuro pelo seus passos no mar
Procuro seu cheiro no travesseiro mofado
Procuro sorrir, mas as lágrimas são mais poderosas
Procuro, procuro, procuro por você...
Só nos meus sonhos é que te vejo.
Só na minha solidão, é que eu sinto sua presença
Sinto você acariciando meu rosto e me abraçando.
Procuro entender o que não tem explicação
Procuro acreditar, mas a desesperança tomou meu coração...
Procuro olhar para o horizonte, mas não consigo mais ver a linha que divide o céu e o mar...
Não consigo mais suportar o peso da sua ausência.
Não consigo mais ver além da janela do meu quarto.
Tento não me entregar, mas fico me perguntando-me: pra quê continuar ?
E como um sussurro no meu ouvido, escuto sua risadinha infantil, escuto você tentando me chamar e dizendo do seu jeitinho: me dá...
Dou meu filho !!
Dou meu futuro para você.
Dou meu amor para você
Dou a minha vida para você
E por você eu vou continuar...
Continuar a caminhar aonde suas mãozinhas me levarem...
Continuar a perseguir as respostas que só você pode me dar...
Continuar a correr atrás da sua sombra...
Correr em direção ao seu abraço e rodopiar você no ar...
A única certeza que tenho...é que para sempre eu vou te amar !!
Sua mãe.
Com amor eterno, Patricia Caram.
http://www.youtube.com/watch?v=-qeskDMXzqE

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Dê valor a quem está do seu lado...

Peço somente 3 min. 36 s. de sua vida!!
Ligue o som, leia com atenção e permita-se...viaje!!
Depois pense, pense o qto. puder...
bjs no coração de todos com muiiiiito amor,
Patricia Caram

Em tempo: Vanessa, minha prima, obrigada pelo link. Amei. Só não amei, mais do que amo vc!!
Um Beijo, Pat.

http://www.youtube.com/watch?v=AHRKtXOQsmA

domingo, 18 de maio de 2008

filosofia do restaurante à quilo

Um dia desses, eu estava trocando mensagem com uma super amiga que está grávida e mora em outro país. Ela desabafou que estava trabalhando demais, com muitos compromissos, marido chegando tarde e filha mais velha querendo atenção. Resumo: estava angustiada e sem tempo o suficiente para os preparativos da chegada da caçula. Fiquei pensando em como poderia ajudá-la e aí lembrei de uma filosofia que inventei a um tempinho atrás e que qdo. estou no aperto, relaxo e penso nela: "Qdo. pintar culpa e neura, lembre-se da filosofia do restaurante a quilo: -não dá pra ser bom em tudo na vida, faça uma coisa de cada vez e terá resultado com mais qualidade". Simples, sem frescura e uso pra tudo. Depois me sinto sempre mais relaxada, mais amada, respeitosa com meus limites e claro, mais humana.