sábado, 13 de junho de 2009

"Amamos a vida não porque nos habituamos com a vida, mas porque nos habituamos a amar."
F. Nietzche

Do pouco que já vivi, considero-me experiente o suficiente pra afirmar que sem amor, qualquer tipo ou forma de amor...não se vive!!!
Pode ser amor materno, paterno, qualquer parente, parceiro, amigo, cão, gato...vale qualquer um!! Pois o importante é amar, é sentir-se amado, é sentir-se pleno, realizado...feliz!! Adversidades...sempre existirão!! Mas nada com um dia após o outro!! Nada como um belo pôr do sol!! Como as ondas perfeitas, como o voo dos pássaros, como o sorriso infantil, como o encontro com o amado, como o "dom"supremo de amar sem esperar nada...só amar!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

"As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar."

Leonardo da Vinci


Sem dúvida...um olhar fala por mil palavras, por mil gestos!!!

Mas é tão bom ouvir um: EU TE AMOOOO!!! longo, emocionado, com a voz embargada, com o olhar brilhando, com o rosto iluminado!!!

Mas concordo com Leonardo da Vinci. Existem momentos em que não se precisa de palavras, gestos, basta "aquele" olhar e entende-se tudo, tudo, tudo!! Entende-se o sim, o não, o eu te amo, eu te odeio, o eu vou ficar com você, o eu vou embora, entende-se a alegria, a tristeza, tudo, tudo...

O que precisa-se mais é olhar nos olhos do outro!! Olhar para o outro com verdadeiro interesse em saber do outro!! Sem desvio, sem medo, sem fuga.

O olhar é tão poderoso!! O olhar é inesquecível...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A vida não é um filme

Quem disse que viver é fácil?
Quem disse que estamos imunes ao sofrimento se formos "bonzinhos"?
Tudo isso faz parte da vida.
Amar e deixar de amar...
Sorrir e chorar.
Abraçar e recuar.
Beijar e esbofetear.
Estar feliz e estar triste.
Encontrar e perder.
Perdoar e menosprezar.
O importante é conhecer, aprender, ensinar, trocar, estar disponível, entregar-se mesmo sabendo que aquele que deseja ir até o fundo de si mesmo jamais será poupado do desafio do sofrimento, pois o sofrer faz parte do encontro com a finitude da vida.

Quem disse que a vida é justa??

"A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos."

Montesquieu


Quando leio esse pensamento de grande homem, pergunto-me:

Quem disse que a vida é justa?

Ocorrerá, sempre, enquanto houver homens, e mesmo após nossa morte...injustiças!!

Em vida, muitas vezes somos e seremos...injustiçados de alguma forma.

Depois de nossa passagem, continuaremos a ser...injustiçados!

Sem dúvida essa certeza me faz concordar com Montesquieu...um injustiçado basta, para que todos tenham a infeliz certeza de que o mesmo acontecerá com todos!!!


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Errar é humano!!!

"Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar."

Clarice Lispector

Amo a Clarice e tudo que ela escreve, mas essa frase tem um peso enorme!! Tem uma culpa que beira a neurose obsessiva!! Tem um lado tão humano e ao mesmo tempo, tão desumano!!!

Fico me perguntando o que seria de nós, todos nós se não cometêssemos erros...aprendemos tanto, tanto com eles!! Nos tornamos seres melhores, mais próximos da vida, da realidade, da normalidade.

O melhor de tudo é saber que nessa "ânsia" de acertar cometeremos cada vez mais e mais erros!! Que alívio. O importante, creio, é errar, sempre, tentando acertar, tentando melhorar, tentando fazer Diferente!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

A culpa é dos seus pais!!!

O que mais escuto quando converso com psicanalistas, são perguntas que me levam ao passado...Como foi a minha infância? Como era a minha relação com meus pais? Avós, primos, irmãos?? Fica uma sensação no ar " a culpa de você estar sentido-se assim...está lá no passado!!" Então: a culpa é da minha mãe e do meu pai??!!! Ai, ai, ai...

Nesse exato instante me vêm a mente e a certeza sólida, infinita da frase de Jean-Paul Sartre:

"Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim."