sábado, 10 de outubro de 2009

O que é que há...

O Que é Que Há
Composição: Fabio Jr. / Sergio Sá

O que é que há?
O que é que tá
Se passando
Com essa cabeça?

O que é que há?
O que é que tá
Me faltando prá que
Eu te conheça melhor?

Prá que eu te receba
Sem choque
Prá que eu te perceba
No toque das mãos
O teu coração...

O que é que há?
Porque é que há
Tanto tempo
Você não procura
Meu ombro?
Porque será?

Porque será?
Que esse fogo
Não queima
O que tem prá queimar?
Que a gente não ama
O que tem prá se amar
Que o sol tá se pondo
E a gente não larga
Essa angústia do olhar
Há! Haaaá!...

Telefona!
Não deixa que eu fuja
Me ocupa os espaços vazios
Me arranca dessa ansiedade
Me acolhe, me acalma
Em teus braços macios
Macios!...

O que é que há?
O que é que tá
Se passando
Com a minha cabeça?
Não, eu não sei, não!
O que é que há?...

Telefona!
Não deixa que eu fuja
Me ocupa os espaços vazios
Me arranca dessa ansiedade
Me acolhe, me acalma
Em teus braços macios
Macios!...

O que é que há?
O que é que há?
O que é que há?...


only this

Dia das Crianças - Programas legais

Opções para divertir a garotada

OI FUTURO
Antecipando o dia de alegria, o espaço tem programação voltada para as crianças no domingo, promovendo visitas guiadas, oficinas e apresentação dupla da peça ‘A História do 4º Rei Mago’ (de graça às 11h30; R$ 8 às 16h). Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo (3131-3060). Dom, das 11h às 17h.

QUINTA DA BOA VISTA
A tradicional festa em São Cristóvão é aberta às 15h pelo palhaço Topetão e sua trupe e pelo show das Dolls, com as irmãs Grazy & Jessy-K. Em seguida, Buchecha entra no palco. Seg, às 15h. Grátis. (Veja abaixo como ganhar ingressos para a área vip).

7º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL
Salas de cinema do Cinemark no Rio (Botafogo, Carioca, Downtown) e Niterói (Plaza Shopping) recebem a partir de hoje a mostra de cinema dedicada aos pequenos. A programação, com ingressos a R$ 4, inclui títulos como ‘Castelo Rá-tim-bum, o Filme’ e ‘Juro Que Vi’. Mais informações: www. festivaldecinemainfantil.com.br.

A BELA E A FERA
Em duas apresentações especiais, o Grupo Tom Brasil, com direção de Billy Bond, dá vida ao musical da Disney, que possui cinco telões com imagens em 3D, recursos de gelo seco e outros efeitos especiais. Vivo Rio (4003 -1212). Avenida Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo. Dom e seg, às 17h. De R$ 60 a R$ 160.

ZIRALDO EM CARTAZ
Abre hoje na Mansão Figner a mostra com 30 cartazes originais feitos por Ziraldo nos últimos 50 anos. Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo. Ter a sex, das 10h às 18h. Sáb e dom, das 12h às 17h. 

CIRCO RODA BRASIL
O grupo leva ao Forte de Copacabana, até segunda, o espetáculo ‘Oceano’, que narra as aventuras de um menino no fundo do mar. Praça Coronel Eugênio Franco 1. Seg a sex, às 20h30. Sáb, às 17h e 20h30. Dom, às 17h e 19h30. R$ 30.

ROCK DAS CRIANÇAS
A precoce banda TL3 — Theo, voz (8 anos); Luke, bateria e vocal (10 anos); Lucas, baixo (12 anos); e Leo, guitarra (21 anos), faz festa-show segunda-feira em palco de gente grande: o Cinemathèque Jam Club. Rua Voluntários da Pátria 53. Às 19h. R$ 5 (criança) e R$ 10 (adulto).

FESTA NA MOCIDADE
É ao menos inusitada a programação preparada na Quadra da Mocidade. O cantor Belo comanda a festa, que tem ainda MC Créu e os grupos Molejo e Malha Funk. Haverá também sorteios, distribuição de brindes e recreadores. Rua Coronel Tamarindo 38, Padre Miguel (3332-5823). Segunda-feira, a partir das 13h. R$ 3.

FAZENDINHA ESTAÇÃO NATUREZA
Tem tirolesa, arvorismo, pato, porquinho, coelho e mais uma dúzia de bichinhos para a criançada se divertir no meio de muita natureza. Estrada dos Bandeirantes 26.645, Vargem Grande (2428-3288). Amanhã a seg, das 10h às 17h. R$ 35.

O CAVALINHO AZUL
O clássico de Maria Clara Machado, em montagem sob direção de Cacá Mourthé conta a saga do menino Vicente, que percorre o Brasil em busca de seu estimado cavalinho. O Tablado. Av. Lineu de Paula Machado 795, Lagoa (2294-7847). Sáb e dom, às 18h. R$ 30 (veja abaixo como ganhar ingressos).

PALHAÇO XUXU
O ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos assume o papel de Palhaço Xuxu no espetáculo ‘Silêncio Total – Vem Chegando o Palhaço’. Lona de Circo da Ong Crescer e Viver. Rua Benedito Hipólito s/nº, em frente à estação Praça Onze. Amanhã e dom, às 16h. Senhas 30 minutos antes do início. Grátis. Capacidade para 500 pessoas.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
O espaço, que está comemorando 20 anos de aniversário, recebe a garotada com atividades na segunda-feira como a Maratoninha Sessão Criança (10h30, 12h, 14h e 16h), com filmes infantis; show com o grupo de bonecos ‘Armatrux, a Banda’ (16h), entre outras. Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2020). Grátis.

BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO
A feira tem programação infantil no Espaço Brincante. Hoje e amanhã, às 15h, a garotada aprende sobre plantio e cultivo de sementes. Amanhã, às 12h, agentes de leitura contam histórias. De hoje a segunda, às 17h, tem apresentação do teatro Mamulengo Mulungo. Marina da Glória. R$ 5. 

OS SHOPPINGS 
A segunda-feira será animada nos centros comerciais do Rio. No Via Parque Shopping (Av. Ayrton Senna 3.000, Barra), tem maquiagem artística para as meninas e atrações do desenho ‘Transformers’ para os meninos. No Iguatemi (Rua Barão de São Francisco, Vila), haverá atividades inspiradas no desenho Ben 10. Sempre das 14h às 20h. Grátis.

 

Enem 2009 Fonte: UOL

Enem 2009 é cancelado por vazamento de prova; novo exame ocorre em 5 e 6 de dezembro

Da Redação
Em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) cancelou em 1º de outubro a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, que seria aplicada nos dias 3 e 4 de outubro em todo o país. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após ter sido alertado pela reportagem do jornal 'O Estado de S. Paulo' sobre a quebra do sigilo do exame. 

As novas datas do exame já foram definidas: as provas ocorrerão em 5 e 6 de dezembro. 

Candidatos com problema de distância do local de prova poderão fazer a solicitação de mudança de endereço ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a partir das 8h desta quarta-feira, 7 de outubro. O prazo termina na meia-noite da próxima quarta-feira, 14 de outubro. A medida só vale para quem precisa fazer o exame em cidade diferente da que o Inep definiu. 

Vazamento

De acordo com a reportagem d'O Estado, um homem tentou vender uma cópia da prova por R$ 500 mil. Jornalistas do veículo foram ao encontro de dois homens, na última quarta-feira, 30 de novembro, e viram o exame que seria aplicado. A Polícia Federal já está ouvindo os três suspeitos de realizar a ação. 

Reprodução
Reprodução da capa da prova de ciências da natureza e de ciências humanas do Enem 2009 que sofreu vazamento
BAIXE A PROVA DO 1º DIA
BAIXE A PROVA DO 2º DIA
VEJA O GABARITO
O exame cancelado foi divulgado pelo MEC; confira ao lado. 

Tire suas dúvidas com as informações oficiais fornecidas pelos organizadores do Enem: 

É preciso fazer nova inscrição no Enem 2009?

Não. Quem está inscrito só tem de esperar. Vale a pena continuar estudando. 

É possível se inscrever ainda?

Não. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, não será aberto novo prazo para candidatos se inscreverem. 

Vai dar tempo de fazer outra prova do Enem?

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que tem um banco de perguntas prontas. Assim, a nova prova só precisa ser impressa, mas já está elaborada. 

Quanto tempo demora para imprimir as provas?

O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirmou que o processo de impressão do exame leva cerca de um mês. A gráfica tem de imprimir mais de 4 milhões de provas e com alguma antecedência do dia do exame, senão os cadernos não chegam a tempo para os candidatos da Região Norte do país. 

Os locais de prova continuam os mesmos?

Não está definido. O MEC informa que os "inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas". Normalmente, o local de prova é divulgado no site, por Correios e, neste ano, também por SMS. 

Quando sairá o resultado final?

Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês, afirma o ministério. 

Provas

O Enem 2009 está previsto para ser aplicado em 1.826 municípios brasileiros, da seguinte maneira: 

  • Prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias;
  • Prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

  • Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. 

    Cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia serão distribuídos aos participantes quatro diferentes modelos de prova, todos da mesma cor, onde as questões estarão ordenadas diferentemente. 

    A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. 

    Enem no vestibular

    O Enem 2009 dará a seus participantes o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes. 

    Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade. 

    Mais informações

    O Enem está previsto para ser aplicado em 10.385 escolas diferentes com, ao todo, 113.857 salas de prova. Outras informações podem ser obtidas no site do Inep; pelo Programa Fala Brasil (telefone 0800-616161), das 8h às 20h; ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br, das 8h às 20h, inclusive nos dois dias de prova.

    sexta-feira, 9 de outubro de 2009

    Medo do quê...?? Caia na gandaia...

    "Nossa dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." (William Shakespeare)

    Tem gente que tem medo de tudo...
    Medo de falar, de se expor, de mostrar quem é !!
    Medo de tentar o novo,
    medo de sorrir,
    medo de amar,
    de se permitir!!
    Medo de perguntar
    medo de ouvir
    medo de olhar
    medo de chorar 
    medo de dizer não
    medo de dizer sim
    medo de viver
    medo de ser feliz!!
    é tem gente que se "boicota"
    de tudo, de todos, e acredita ser mais "seguro" ficar aonde está!! Como está!!
    Estranho, né?!
    Nem tanto...tem muita gente assim!!
    E ai? Só Freud explica...
    Vai lá na infância!
    Vai no passado!
    Mergulha fundo na alma,
    e sem medo de puxar para o consciente o "estranho mundo do inconsciente",
    você saberá algumas respostas para tanto medo!!
    É assustador?!
    Sim!! Muito!!
    Mas...a vida é uma só!! Vivê-la pela metade, no mínimo...é uma sacanagem que vc faz contigo!!!
    Como já dizia a letra de uma música muito, muito legal:
    "Abra suas asas
    Solte suas feras
    Caia na gandaia
    Entre nessa festa
    E leve com você
    Seu sonho mais louco
    Eu quero ver seu corpo
    Lindo, leve e solto
    A gente às vezes
    Sente, sofre, dança
    Sem querer dançar
    Na nossa festa vale tudo
    Vale ser alguém como eu
    Como você" 
    Letra de Dancing Days

    Problemas Digestivos - Fonte:www.alzheimermed.com.br



    O sistema digestivo é constituído por um tubo contínuo que vai da boca ao reto. Sua função básica é a de absorver os alimentos e transforma-los em energia.

    Alguns problemas são mais freqüentes em idosos, levando a várias ocorrências, onde destacam-se, a nível de alguma possibilidade de prevenção, os problemas com a boca e a dentição, excesso de gases e a constipação intestinal.

    Outras ocorrências comuns são a perda de apetite e perda de peso, dificuldades em engolir, dispepsias (azia), diarréia, sangramentos, divertículos, incontinência fecal (perda do controle em reter as fezes), infecções e doenças da vesícula biliar, além de tumores. Essas ocorrências devem ser avaliadas pelo médico.


    PREVENÇÃO E SAÚDE BUCAL

    O uso de medidas que preservem a saúde da boca reflete em melhoria da qualidade de vida e evita problemas ligados à boa nutrição e digestão.

    Uma série de medidas eficazes de prevenção de cáries tem diminuído sensivelmente a perda precoce de dentes em indivíduos de todas as idades. Ainda existe algum preconceito com relação aos idosos, porém a decisão de simplesmente extrair os dentes de idosos e substituí-los por próteses (pontes e dentaduras) tem, salutarmente, sido modificada para uma atitude mais conservadora na tentativa de manter a integridade da dentição sempre que possível.

    Os dois maiores riscos para doenças da boca em idosos são a placa bacteriana e a xerostomia (boca seca).


    CONTROLE DA PLACA BACTERIANA

    Doenças da gengiva e cáries estão intimamente relacionadas com bactérias e infecção. Uma higiene oral pobre é o maior fator de risco para essas duas condições e passíveis de serem controladas com a adoção de um comportamento e disciplina que incluem: a escovação adequada, o uso de fio dental quando possível e a visita regular ao dentista para avaliação e eventual limpeza. Algumas doenças podem limitar o idoso física (p.ex.: doença de Parkinson) ou mentalmente (demências) sendo esses os indivíduos de maior risco para doenças neste campo. Uma boa saúde geral está relacionada com uma boa saúde bucal.


    AGENTES ANTIPLACA BACTERIANA

    Agentes antiplacas são substâncias antimicrobianas de aplicação tópica (local) e, juntamente com o uso do fio dental e a escovação, complementam a higiene. O produto deve ser prescrito por profissional da área, uma vez que existem no mercado vários produtos sem efeito comprovado.


    XEROSTOMIA (BOCA SECA)

    A “boca seca” é uma queixa freqüente no consultório. A falta de saliva com suas propriedades antibacterianas expõe essas pessoas a doenças de gengiva e à ocorrência freqüente de cáries. Uma grande parte dessa queixa está relacionada com os efeitos nocivos de certos medicamentos. Centenas de medicamentos podem levar à queixa de boca seca. É importante que o médico seja inteirado dos medicamentos que o indivíduo vem recebendo para eventualmente mudar ou reavaliar a real necessidade da medicação em questão. Algumas dessas medicações incluem: diuréticos, antidepressivos, antialérgicos, anti-hipertensivos, calmantes e tranqüilizantes entre outros. Se a pessoa não está recebendo nenhuma medicação, a avaliação médica da glândula salivar deve ser realizada.


    SUBSTITUTOS DA SALIVA

    Substitutos da saliva são produtos que, em alguns casos, aliviam a queixa de boca seca. São lubrificantes a base de glicerina e sorbitol que contêm essências agradáveis em vários sabores. Alguns são na forma de spray, facilitando o uso em diversas ocasiões. Nem todos os produtos são disponíveis no Brasil e sua prescrição deve ser feita pelo dentista. Apesar de aparentemente terem a propriedade de aliviar essa queixa, os resultados deixam muito a desejar.


    CÂNCER ORAL

    Dos 6 (seis) fatores de risco para o câncer oral, 3 (três) deles são passíveis de serem controlados e eliminados:

    - Uso do fumo.

    - Consumo de álcool.

    - Ocupação profissional; muitas vezes difícil de ser mudada.

    - A idade, raça, sexo, etnia, são fatores impossíveis de serem modificadas.

    - Além desses, a exposição excessiva ao sol parece ser outro fator de risco para o   câncer labial.


    OUTRAS MEDIDAS PREVENTIVAS

     
    Flúor

    Idosos se beneficiam quando a água que bebem recebe suplementação de flúor. Nos casos em que a água não tem esse tratamento, a suplementação oral pode ser prescrita por profissional da área. O uso tópico também traz resultados positivos.

    EXCESSO DE GASES

    Apesar de não haver comprovação de que à medida que envelhecemos produzimos maior quantidade de gás, essa queixa é comum em idosos.

    As duas maiores causas são a produção de gases a partir de bactérias intestinais e o ato  de engolir ar em excesso.

    O uso excessivo de açúcar, a ansiedade, o sedentarismo (inatividade física) e dificuldades em absorver a lactose do leite são fatores passíveis de serem modificados. Uma modificação na dieta, o uso de iogurte, leites com baixa quantidades de lactose, a substituição do açúcar por adoçantes naturais, além do manejo e tratamento dos estados ansiosos associados a um programa de atividade física regular, costumam minorar essa desagradável condição.

    CONSTIPAÇÃO INTESTINAL (prisão de ventre)

    Constipação intestinal é a dificuldade em formar e eliminar fezes e/ou a sensação de não esvaziar o intestino completamente após a evacuação.

    À medida que envelhecemos a musculatura do reto relaxa e existe maior dificuldade para o esvaziamento desse segmento.

    A musculatura abdominal também fica mais flácida, diminuindo a pressão intra-abdominal e, por conseqüência, favorecendo a constipação.

    Toda constipação deve ser avaliada pelo médico que estará eliminando causas como: pólipos, câncer, megacólon, fecaloma (fezes em pedra) etc.


    O tratamento inclui: a suspensão de qualquer medicamento que deixe mais lenta a função intestinal. O uso de 6 a 15 gramas de fibras (vegetais, frutas e legumes), ingestão de grandes quantidades de líquidos, exercício físico regular e refeições em horários rotineiros.

    O uso de medicamentos laxantes e supositórios deve sempre ser prescrito pelo médico. A prática da automedicação, extremamente comum nesses casos, deve ser evitada. Os óleos minerais e substâncias que são intituladas como “homeopáticas” podem causar complicações e não devem ser utilizadas sem orientação profissional

    quinta-feira, 8 de outubro de 2009

    O que é Hérnia Inguinal?

    Hérnia Inguinal
    O abdômen é uma caixa que contém fígado, estômago, baço, intestinos, etc.

    Como toda caixa, o abdômen tem suas paredes. Existe uma parede
    interna, firme, e uma parede externa, frouxa (basicamente gordura e
    pele).

    O “elemento firme” da parede interna é o músculo. Porém nessa caixa
    existem pontos sem músculo, que são seus “pontos fracos”. Nesses
    pontos existem aponevroses e fascias, tecidos resistentes que garantem
    a firmeza da caixa mesmo nos pontos que não tenha músculo. Os pontos
    fracos mais comuns são o umbigo e as virilhas.

    Algumas famílias têm como característica uma deficiência na síntese de
    colágeno. Essa deficiência leva à fraqueza das aponeuroses e fascias
    que protegem os pontos fracos e, dessa forma, surgem buracos na
    estrutura firme do abdômen. Aos buracos na “estrutura firme“ damos o
    nome de hérnia. Quando a hérnia ocorre na virilha damos o nome de
    Hérnia Inguinal (essa é a localização mais comum das hérnias).

    O conteúdo do abdômen (principalmente os intestinos) se encaixa pelas
    hérnias e fica recoberto apenas pela parede frouxa, externa (gordura e
    pele). Essa passagem dos intestinos pela hérnia cria um “caroço mole”
    que empurra a pele. Geralmente quem tem hérnia costuma empurrar os
    intestinos, através da pele, para dentro do abdômen. Essa manobra pode
    ser dolorosa e algumas vezes impossível.

    Quando não se consegue devolver o intestino, ocorre o que chamamos
    Hérnia Encarcerada.

    A hérnia encarcerada consiste uma urgência, pois se não for operada
    pode evoluir para necrose do intestino estrangulado, com peritonite e
    risco de vida.

    O tratamento da Hérnia Inguinal (ou de outra localização) é sempre
    cirúrgico. Consiste, basicamente, em devolver para o abdômen o
    intestino que saiu pela hérnia e a seguir, fechar o buraco. Esse
    fechamento deve ser feito sem tensão em nenhum ponto.

    Rotineiramente usa-se uma tela de material específico (Marlex ou
    Prolene) para revestir o defeito. Esse revestimento servirá como molde
    e suporte para que o paciente fabrique sua própria fascia.

    Existem duas formas de colocação da tela na hérnia inguinal:

    a) Através de incisão na parede frouxa externa (gordura e pele);

    b) Através da videolaparoscopia (sem incisão das estruturas superficiais).

    Normalmente prefere-se fazer a cirurgia videolaparoscopica, que permite
    fixar a tela sem danificar as estruturas superficiais, proporcionando
    ao paciente uma melhor recuperação. Quando introduzem a ótica,
    podem avaliar se existe hérnia na outra virilha e fazer a cirurgia
    dos dois lados no mesmo tempo cirúrgico. O único inconveniente é o
    custo dos materiais descartáveis utilizados na herniorrafia inguinal
    videolaparoscopica (US$ 1000), que muitas vezes torna a cirurgia
    inviável para o paciente.

    quarta-feira, 7 de outubro de 2009

    Para refletir...

    Tantos e-mails recebemos no cotidiano das nossas vidas, a maior parte deles servem para que possamos rir, descomprimir o stress do dia a dia.
    Entretanto por vezes aparece um ou outro, que de tão singelo, nos toca de forma especial, trazendo uma mensagem que nos "fala" pro nosso eu mais intimo.
    Vou postar aqui este e-mail, para que todos nós possamos ler de vez em quando, e consigamos nos "enxergar" pelo meio da mensagem que nos transmite, espero que ao fim cada um de vós "ganhem" 5 minutos nas vossas vidas, dizendo a quem queiram que afinal o ama muito.


    Uma bonita história...

    No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem.
    Ela disse:
    Aquele ali é meu filho, o de roupa vermelho deslizando no escorregador.
    - Um bonito garoto - respondeu o homem - e completou: - Aquela de vestido
    branco, pedalando a bicicleta, é minha filha.
    Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.
    - Melissa, o que você acha de irmos?
    Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos!
    O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração.
    Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:
    - Hora de irmos, agora?
    Mas, outra vez Melissa pediu:
    - Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos!
    O homem sorriu e disse:
    - Está certo!
    - O senhor é certamente um pai muito paciente - comentou a mulher ao seu lado.
    O homem sorriu e disse:
    - O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando montava sua bicicleta perto daqui. Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele.
    Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa.
    Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta.
    Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-lá brincar...
    Em tudo na vida estabelecemos prioridades.
    Quais são as suas?
    Lembre-se:
    nem tudo o que é importante é prioritário, e nem tudo o que é necessário é indispensável!
    Dê, hoje, a alguém que você ama mais cinco minutos de seu tempo..
    Eu parei 5 minutos para publicar esta mensagem para você. E você, pode perder 5 minutos para passá-la adiante?

    Neurociência - O cérebro e seus segredos


    Neurociência

    Desvendando os segredos do cérebro

    José Renato Salatiel*
    Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
    Reprodução

    Vista de um crânio (cerca de 1489) por Leonardo da Vinci

    Dentre as ciências contemporâneas, talvez somente a biologia genética se compare à neurociência em termos de revolução no cotidiano do homem. Com pouco mais de 100 anos de pesquisas, a neurociência, que estuda o sistema nervoso e o cérebro, derrubou vários mitos sobre a mente humana. Mas ainda não tem respostas para mistérios como a consciência. (Direto ao ponto: Ficha-resumo

    Para levar ao grande público um pouco destas recentes descobertas, São Paulo recebe até dia 25 de outubro de 2009 a mostra Cérebro: O mundo dentro da sua cabeça, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera. 

    Nada mais justo para aquele que, pesando em média um quilo e meio, é o mais complexo e nobre dos órgãos humanos. Graças ao cérebro, percebemos o mundo, nos movimentamos, lembramos das coisas, sentimos emoções e lemos este artigo. 

    Tudo isso é possível porque essa massa gelatinosa opera numa rede com mais de 100 bilhões de células, chamadas neurônios. Os neurônios, por sua vez, se comunicam entre si por meio das sinapses e de substâncias químicas - os neurotransmissores. 

    Ganhando neurônios

    Até o final do século 20, acreditava-se que o cérebro adulto era um computador que não podia ser atualizado. Diferente de outros órgãos humanos - como a pele, que se renova constantemente -, supunha-se que o cérebro manteria as mesmas células desde o nascimento. 

    Hoje sabemos que não é bem assim. Ganhamos e perdemos neurônios ao longo de nossas vidas. E porque o cérebro possui a capacidade de gerar novos neurônios, ele pode autorreparar danos provocados por acidentes ou doenças. 

    Isso é importante para os cientistas desenvolverem tratamentos mais eficazes contra doenças degenerativas. Boa parte da medicina hoje atua como no filmeTempo de Despertar, em que pacientes com mal de Parkinson são tratamos com uma droga experimental, a L-Dopa. 

    O mal de Parkinson ataca os neurônios que produzem um tipo de neurotransmissor chamado dopamina, deixando os doentes com dificuldades para andar e falar. A L-Dopa alivia temporariamente os sintomas, mas não cura. 

    Pesquisas recentes caminham em duas direções: estimular a produção de neurônios na região afetada ou cultivar células-tronco in vitro, para serem reimplantadas no cérebro e substituírem neurônios danificados. O uso de implantes, chamados neuropóteses, também poderá, no futuro, beneficiar deficientes físicos. 

    Explicando a violência

    Outro importante avanço da neurociência foi o mapeamento do cérebro em áreas específicas, responsáveis por diferentes funções. Já foram identificadas 47 áreas corticais onde se processam a memória, as emoções, os movimentos, a linguagem, a fome, o sono e o prazer, entre outras atividades. 

    O conhecimento destas regiões específicas contribui para explicar os hábitos consumistas, os vícios, o gosto por tipos diversos de músicas, a diferenças entre homens e mulheres, dificuldades de aprendizagem, a fé religiosa, o porquê esquecemos coisas no dia a dia etc. 

    Vejamos, por exemplo, o comportamento agressivo. Estudos recentes identificaram que homens que cometem assassinatos por impulso apresentam alterações fisiológicas no sistema límbico, onde nascem as emoções, e no córtex pré-frontal, a parte racional que controla essas emoções. 

    O comportamento violento seria, portanto, fruto da incapacidade neuronal de controlar impulsos, provocada por uma doença ou acidente na infância? Não, é apenas um fator de risco. Família e meio social são outros componentes que suscitam a violência. 

    O cérebro de Einstein

    Quando Albert Einstein morreu em 1955, seu cérebro foi preservado para estudos. Os cientistas queriam saber se a mente de um dos maiores gênios da humanidade era diferente das pessoas comuns. Os resultados das análises revelaram pequenas diferenças na anatomia, em especial em áreas que respondem pelo raciocínio matemático. 

    A inteligência seria, deste modo, um fator genético? Em parte sim, herdamos certas habilidades do patrimônio genético de nossos antepassados. Mas os estímulos que recebemos na escola e em família contam bastante para desenvolver a inteligência. 

    Mesmo assim, ainda é cedo para dizer que as novas gerações, superestimuladas por informações nos meios de comunicação, internet e games, serão adultos mais espertos que nossos pais. Será preciso observar o tempo entre uma geração e outra, em média 20 anos, para se chegar a alguma conclusão. 

    O mito dos 10%É comum ouvirmos a história de usamos apenas 10% de nossas capacidades mentais. Muitos livros de autoajuda foram escritos com o objetivo de "despertar" os poderes ocultos da mente naquela parcela do córtex cerebral inativa. 

    Este mito tem origem, ao que parece, numa leitura equivocada do filósofo e psicólogo norteamericano William James (1842-1910), que afirmou que o raciocínio lógico tem emprego limitado em boa parte de situações da vida humana. O que ele queria dizer, na verdade, é que agimos muito por instinto. 

    As técnicas mais modernas de mapeamento cerebral comprovam que os instintos e as emoções desempenham papéis fundamentais, tanto quanto a razão, nas decisões que adotamos no cotidiano. 

    Inteligência é a capacidade que temos de usar informações para solucionar problemas práticos, que envolvem tanto a razão quanto os instintos e os sentimentos. Por isso o famoso teste de Q.I., baseado em decisões lógicas, é insuficiente para dizer se uma pessoa é mais ou menos inteligente. 

    Dois cérebros?

    O córtex cerebral é dividido em dois hemisférios que desempenham funções distintas. O lado esquerdo é racional, concentra a linguagem e o pensamento lógico, enquanto o direito, especializado em reconhecimento espacial e visual, é intuitivo. 

    Daí surgiram técnicas que prometem ativar o lado mais criativo, relegado a segundo plano pelos ocidentais. 

    Ocorre que os hemisférios são unidos por um feixe de fibras chamado corpo caloso, que os mantém em constante interação. Por essa razão, em atividades diárias, ambos os lados estão em mútua atividade, como quando ouvimos uma música ao mesmo tempo em que lemos a letra. 

    Máquinas pensantes

    Talvez o fato mais curioso é o de sermos o único animal que usa o cérebro para compreender o próprio cérebro, isto é, somos conscientes de nossa própria consciência. Não obstante todo conhecimento acumulado sobre a anatomia cerebral, ainda não se sabe como a mente consciente surge de processos neurológicos. 

    Uma metáfora recorrente compara o cérebro humano com o computador: a mente seria o programa (software) e o cérebro, a parte física (hardware). Mas é uma visão simplista, que não explica muita coisa e despreza o fato da consciência envolver muito mais que lidar com símbolos e linguagem. 

    A hipótese que evita esse dualismo diz que a consciência é uma propriedade emergente do cérebro. Quer dizer, é uma característica que surge da interação de todas as funções neuronais, mas que não se reduz a nenhuma delas especificamente. 

    Isso abre o debate para questões como a da inteligência artificial: máquinas mais complexas poderão, um dia, tornarem-se conscientes? 

    Direto ao ponto volta ao topo
    Neurociência é o estudo do sistema nervoso e do cérebro. Em pouco mais de 100 anos, acumulou conhecimentos que vem auxiliando no tratamento de doenças e no entendimento de comportamentos humanos, como hábitos de consumo e violência.

    Mitos derrubados pela neurociência 
     O cérebro adulto é incapaz de produzir novos neurônios.
     Inteligência é somente questão de genética ou cultura. 
     O teste de Q.I. mede a inteligência. 
     Usamos apenas 10% de nosso cérebro. 
     O lado esquerdo do cérebro domina o homem.
     A consciência é o software do cérebro.

    Pesquisas sobre o cérebro também têm reflexos na medicina. No futuro, o reimplante de células-troco e o uso de neuropróteses poderão beneficiar pessoas que sofrem de doenças degenerativas e deficientes físicos.

    A lição do Fogo

    Recebi de uma amiga e quero compartilhar com vocês!

     LIÇÃO DO FOGO

     

    Um membro, que regularmente freqüentava um determinado grupo de estudos, sem nenhum aviso deixou de participar de suas atividades.

    Após algumas semanas,  o Mestre daquele grupo decidiu visitá-lo.

    Era uma noite muito fria.

    O Mestre encontrou o homem em casa, sozinho, sentado  diante da lareira, onde  ardia um fogo  brilhante e  acolhedor.

    Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao Mestre, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando.

    No silêncio sério que se formara,  apenas contemplavam a dança das chamas em torno das rachas de lenha, que ardiam.

    Ao cabo de alguns minutos, o Mestre examinou as brasas que se formaram e, cuidadosamente,  selecionou uma delas, mais incandescente de todas,  empurrando-a para o lado.

    Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel.

    O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto.

    Aos poucos a chama da brasa solitária diminuía,  até que houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou-se de vez.

    Em pouco tempo, o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada.

    Nenhuma palavra tinha  sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos.

    O Mestre, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil,  colocando-o de volta no meio do fogo . 

    Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele.

    Quando o Mestre alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse:

    - Obrigado por sua visita e pelo belíssimo sermão.

    Estou voltando ao convívio  do grupo.

                      Muito obrigado!

     

    Reflexão:  Aos membros de um grupo vale lembrar que eles fazem parte da chama e que longe do grupo eles perdem todo o brilho.

    Vale lembrar que todos nós somos responsáveis por manter acesa a chama de cada um e por  promover a união entre todos os membros, para que o fogo seja realmente forte, eficaz e duradouro.