sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Problemas Digestivos - Fonte:www.alzheimermed.com.br



O sistema digestivo é constituído por um tubo contínuo que vai da boca ao reto. Sua função básica é a de absorver os alimentos e transforma-los em energia.

Alguns problemas são mais freqüentes em idosos, levando a várias ocorrências, onde destacam-se, a nível de alguma possibilidade de prevenção, os problemas com a boca e a dentição, excesso de gases e a constipação intestinal.

Outras ocorrências comuns são a perda de apetite e perda de peso, dificuldades em engolir, dispepsias (azia), diarréia, sangramentos, divertículos, incontinência fecal (perda do controle em reter as fezes), infecções e doenças da vesícula biliar, além de tumores. Essas ocorrências devem ser avaliadas pelo médico.


PREVENÇÃO E SAÚDE BUCAL

O uso de medidas que preservem a saúde da boca reflete em melhoria da qualidade de vida e evita problemas ligados à boa nutrição e digestão.

Uma série de medidas eficazes de prevenção de cáries tem diminuído sensivelmente a perda precoce de dentes em indivíduos de todas as idades. Ainda existe algum preconceito com relação aos idosos, porém a decisão de simplesmente extrair os dentes de idosos e substituí-los por próteses (pontes e dentaduras) tem, salutarmente, sido modificada para uma atitude mais conservadora na tentativa de manter a integridade da dentição sempre que possível.

Os dois maiores riscos para doenças da boca em idosos são a placa bacteriana e a xerostomia (boca seca).


CONTROLE DA PLACA BACTERIANA

Doenças da gengiva e cáries estão intimamente relacionadas com bactérias e infecção. Uma higiene oral pobre é o maior fator de risco para essas duas condições e passíveis de serem controladas com a adoção de um comportamento e disciplina que incluem: a escovação adequada, o uso de fio dental quando possível e a visita regular ao dentista para avaliação e eventual limpeza. Algumas doenças podem limitar o idoso física (p.ex.: doença de Parkinson) ou mentalmente (demências) sendo esses os indivíduos de maior risco para doenças neste campo. Uma boa saúde geral está relacionada com uma boa saúde bucal.


AGENTES ANTIPLACA BACTERIANA

Agentes antiplacas são substâncias antimicrobianas de aplicação tópica (local) e, juntamente com o uso do fio dental e a escovação, complementam a higiene. O produto deve ser prescrito por profissional da área, uma vez que existem no mercado vários produtos sem efeito comprovado.


XEROSTOMIA (BOCA SECA)

A “boca seca” é uma queixa freqüente no consultório. A falta de saliva com suas propriedades antibacterianas expõe essas pessoas a doenças de gengiva e à ocorrência freqüente de cáries. Uma grande parte dessa queixa está relacionada com os efeitos nocivos de certos medicamentos. Centenas de medicamentos podem levar à queixa de boca seca. É importante que o médico seja inteirado dos medicamentos que o indivíduo vem recebendo para eventualmente mudar ou reavaliar a real necessidade da medicação em questão. Algumas dessas medicações incluem: diuréticos, antidepressivos, antialérgicos, anti-hipertensivos, calmantes e tranqüilizantes entre outros. Se a pessoa não está recebendo nenhuma medicação, a avaliação médica da glândula salivar deve ser realizada.


SUBSTITUTOS DA SALIVA

Substitutos da saliva são produtos que, em alguns casos, aliviam a queixa de boca seca. São lubrificantes a base de glicerina e sorbitol que contêm essências agradáveis em vários sabores. Alguns são na forma de spray, facilitando o uso em diversas ocasiões. Nem todos os produtos são disponíveis no Brasil e sua prescrição deve ser feita pelo dentista. Apesar de aparentemente terem a propriedade de aliviar essa queixa, os resultados deixam muito a desejar.


CÂNCER ORAL

Dos 6 (seis) fatores de risco para o câncer oral, 3 (três) deles são passíveis de serem controlados e eliminados:

- Uso do fumo.

- Consumo de álcool.

- Ocupação profissional; muitas vezes difícil de ser mudada.

- A idade, raça, sexo, etnia, são fatores impossíveis de serem modificadas.

- Além desses, a exposição excessiva ao sol parece ser outro fator de risco para o   câncer labial.


OUTRAS MEDIDAS PREVENTIVAS

 
Flúor

Idosos se beneficiam quando a água que bebem recebe suplementação de flúor. Nos casos em que a água não tem esse tratamento, a suplementação oral pode ser prescrita por profissional da área. O uso tópico também traz resultados positivos.

EXCESSO DE GASES

Apesar de não haver comprovação de que à medida que envelhecemos produzimos maior quantidade de gás, essa queixa é comum em idosos.

As duas maiores causas são a produção de gases a partir de bactérias intestinais e o ato  de engolir ar em excesso.

O uso excessivo de açúcar, a ansiedade, o sedentarismo (inatividade física) e dificuldades em absorver a lactose do leite são fatores passíveis de serem modificados. Uma modificação na dieta, o uso de iogurte, leites com baixa quantidades de lactose, a substituição do açúcar por adoçantes naturais, além do manejo e tratamento dos estados ansiosos associados a um programa de atividade física regular, costumam minorar essa desagradável condição.

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL (prisão de ventre)

Constipação intestinal é a dificuldade em formar e eliminar fezes e/ou a sensação de não esvaziar o intestino completamente após a evacuação.

À medida que envelhecemos a musculatura do reto relaxa e existe maior dificuldade para o esvaziamento desse segmento.

A musculatura abdominal também fica mais flácida, diminuindo a pressão intra-abdominal e, por conseqüência, favorecendo a constipação.

Toda constipação deve ser avaliada pelo médico que estará eliminando causas como: pólipos, câncer, megacólon, fecaloma (fezes em pedra) etc.


O tratamento inclui: a suspensão de qualquer medicamento que deixe mais lenta a função intestinal. O uso de 6 a 15 gramas de fibras (vegetais, frutas e legumes), ingestão de grandes quantidades de líquidos, exercício físico regular e refeições em horários rotineiros.

O uso de medicamentos laxantes e supositórios deve sempre ser prescrito pelo médico. A prática da automedicação, extremamente comum nesses casos, deve ser evitada. Os óleos minerais e substâncias que são intituladas como “homeopáticas” podem causar complicações e não devem ser utilizadas sem orientação profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.