sábado, 10 de outubro de 2009

Enem 2009 Fonte: UOL

Enem 2009 é cancelado por vazamento de prova; novo exame ocorre em 5 e 6 de dezembro

Da Redação
Em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) cancelou em 1º de outubro a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, que seria aplicada nos dias 3 e 4 de outubro em todo o país. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após ter sido alertado pela reportagem do jornal 'O Estado de S. Paulo' sobre a quebra do sigilo do exame. 

As novas datas do exame já foram definidas: as provas ocorrerão em 5 e 6 de dezembro. 

Candidatos com problema de distância do local de prova poderão fazer a solicitação de mudança de endereço ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a partir das 8h desta quarta-feira, 7 de outubro. O prazo termina na meia-noite da próxima quarta-feira, 14 de outubro. A medida só vale para quem precisa fazer o exame em cidade diferente da que o Inep definiu. 

Vazamento

De acordo com a reportagem d'O Estado, um homem tentou vender uma cópia da prova por R$ 500 mil. Jornalistas do veículo foram ao encontro de dois homens, na última quarta-feira, 30 de novembro, e viram o exame que seria aplicado. A Polícia Federal já está ouvindo os três suspeitos de realizar a ação. 

Reprodução
Reprodução da capa da prova de ciências da natureza e de ciências humanas do Enem 2009 que sofreu vazamento
BAIXE A PROVA DO 1º DIA
BAIXE A PROVA DO 2º DIA
VEJA O GABARITO
O exame cancelado foi divulgado pelo MEC; confira ao lado. 

Tire suas dúvidas com as informações oficiais fornecidas pelos organizadores do Enem: 

É preciso fazer nova inscrição no Enem 2009?

Não. Quem está inscrito só tem de esperar. Vale a pena continuar estudando. 

É possível se inscrever ainda?

Não. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, não será aberto novo prazo para candidatos se inscreverem. 

Vai dar tempo de fazer outra prova do Enem?

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que tem um banco de perguntas prontas. Assim, a nova prova só precisa ser impressa, mas já está elaborada. 

Quanto tempo demora para imprimir as provas?

O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirmou que o processo de impressão do exame leva cerca de um mês. A gráfica tem de imprimir mais de 4 milhões de provas e com alguma antecedência do dia do exame, senão os cadernos não chegam a tempo para os candidatos da Região Norte do país. 

Os locais de prova continuam os mesmos?

Não está definido. O MEC informa que os "inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas". Normalmente, o local de prova é divulgado no site, por Correios e, neste ano, também por SMS. 

Quando sairá o resultado final?

Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês, afirma o ministério. 

Provas

O Enem 2009 está previsto para ser aplicado em 1.826 municípios brasileiros, da seguinte maneira: 

  • Prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias;
  • Prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

  • Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. 

    Cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia serão distribuídos aos participantes quatro diferentes modelos de prova, todos da mesma cor, onde as questões estarão ordenadas diferentemente. 

    A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. 

    Enem no vestibular

    O Enem 2009 dará a seus participantes o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes. 

    Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade. 

    Mais informações

    O Enem está previsto para ser aplicado em 10.385 escolas diferentes com, ao todo, 113.857 salas de prova. Outras informações podem ser obtidas no site do Inep; pelo Programa Fala Brasil (telefone 0800-616161), das 8h às 20h; ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br, das 8h às 20h, inclusive nos dois dias de prova.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Participe ! Mas ...:
    - A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
    - Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
    - Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
    - Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.