sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Matéria da Dra. Suzana Herculano-Houzel para o Fantástico

Praticar exercício faz bem pra memória

O exercício favorece o nascimento de neurônios.

 

Você no sofá pode não acreditar, mas fazer exercício é tão bom para o cérebro que até camundongos preferem se mexer a ficar parados. Nós, humanos, não somos diferentes. Quando conseguimos vencer a preguiça e encontramos um exercício prazeroso, gostamos tanto que sentimos falta dele. 

A atividade física, quando é desejada, ativa o sistema de recompensa. Por isso, gostamos do exercício. 

Gostar de atividade física é muito útil para animais, como nós, que precisam se mexer para sobreviver, mesmo que o esforço exigido nos dias de hoje não se compare ao de nossos antepassados para conseguir o jantar. 

A neurociência aprendeu, nos últimos anos, que exercício físico é um excelente tratamento para o cérebro, por pelo menos cinco razões. 

Primeiro: quem faz exercícios físicos regularmente tem um risco menor de sofrer pequenos e grandes acidentes vasculares cerebrais, que colocam a mente e a vida em perigo. Isso acontece, porque o exercício melhora a saúde cardiovascular, o que beneficia também a irrigação sangüínea do cérebro. 

Segunda razão: além de estimular o sistema de recompensa, o que nos deixa satisfeitos e até eufóricos durante o esforço, o exercício faz o cérebro produzir prolactina, um hormônio que tem ação calmante, e endorfinas, que colaboram para o aumento do prazer e ainda reduzem a dor. 

A razão número três é que, ao usar os músculos, o exercício dá fim a toda aquela tensão acumulada. O corpo, finalmente, relaxa e isso acalma também o cérebro. Por isso, o jogo de bola ou a academia no fim do dia é desestressante. 

Quatro: o exercício faz aumentar a atividade do sistema nervoso parassimpático, aquele que promove a digestão e o crescimento, protege o coração, e ainda age como um freio contra o estresse, a longo prazo. 

Mas a grande novidade mesmo é a quinta razão. O exercício físico favorece algo que, até recentemente, se achava impossível: o nascimento de neurônios novos no cérebro, mais precisamente no hipocampo. 

Durante o exercício, o fígado produz uma substância que cai no sangue, entra no cérebro e faz o hipocampo produzir outra substância, o BNDF, que estimula o nascimento de neurônios. 

O hipocampo é responsável pela formação de memórias novas. O exercício, ao aumentar o número de neurônios novos, melhora a nossa memória. 

Recapitulando: o exercício protege o cérebro de acidentes vasculares, aplaca a dor, alivia a tensão do corpo e acalma o cérebro, desestressa a curto e a longo prazos, melhora a memória e ainda dá prazer. Então? Ano novo e vida nova. Que tal começar a se exercitar?

Bom...fazer o quê, né?! Exercícios!!! Durante 10 anos fui atleta. É fui, sim!! Treinava 8 horas por dias, todos os dias e jogava no sábado e domingo. Jogava volei e por sinal era uma das que mais participava, pois era a levantadora. Era uma boa jogadora...Os anos passaram e hoje, eu tenho a impressão de que fui atleta na outra encarnação. Faz tempo que não jogo uma bolinha...correr? Hiii...bota tempo nisso!!! Nadar? Acho que me afogo...Andar?? De vez em nunca!!! Preciso voltar a fazer exercícios, pois a única coisa que ando acumulando são "pesos extras na cintura, etc". Além de ser uma necessidade física, pelo texto da Dra. Suzana virou uma necessidade neural e vital!!!


2 comentários:

  1. Ué?! Venha p/ o volei as 4ª feiras...eu já saí da inércia....rs...

    ResponderExcluir
  2. Há! Há! Há!
    Eu vou deixar o "meu pequeno" com o seu marido e nós vamos para o volei e depois "esticamos" na night!!! rsrsrsrs.

    ResponderExcluir

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.