sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Isso é muita sabedoria" de Clarice Lispector

ISSO É MUITA SABEDORIA
Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer.

Clarice Lispector
Minha opinião: não faça nada esperando algo, se for esperar retribuição, reconhecimento ou qualquer outra coisa, só conseguirá decepção!!Faça porque quer fazer! Faça porque você se sente melhor!O resto é bobagem.

Um comentário:

  1. Oi Paty!
    Com relação ao que você escreveu, há vários anos atrás meu irmão disse algo que me marcou: eu não deveria alimentar expectavitas a respeito do comportamento das pessoas (o que vc chamou de retribuição, ...). Uma expectativa frustrada é algo difícil, doloroso. Não alimentar expectativas é aceitar o outro como ele é, aceitar sua espontaneidade. E com menos chances de decepção, temos maiores chances de momentos felizes. É dfícil eliminar as expectativas, mas refletindo sobre o que ele disse, passei a "filtrar" mais, o que me fez muito bem.
    Com relação ao texto da "sábia" Clarice Lispector, também tenho algo a dizer: amor próprio. Quando nos amamos realmente, não aceitamos nada que nos faça sofrer. Isso inclui os amores não retribuídos. Porque merecemos o melhor.
    Bjs
    Sol

    ResponderExcluir

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.