quarta-feira, 22 de julho de 2009

O que é TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade

Um dia desses, eu estava conversando com a minha secretária sobre a sua única filha ( 6 anos). Ela é uma menina super educada, tranquila, calma e que passa horas sentada no meu sofá vendo desenhos, filmes infantis e desenhando no caderno. Tenho convivência com essa criança, quase semanal, principalmente aos sábados a quase dois anos. E preocupo-me muito com seu futuro e com seu desenvolvimento escolar.

Como qualquer criança de sua idade, muitas vezes ela faz " bagunça" pela casa ao brincar com meu filho. Normal, afinal são duas crianças brincando de correr, de esconder, de jogar bola, etc.

Em uma dessas conversas rotineiras, sua mãe mostrou-se assustada com o comportamento da menina na escola. A coordenadora psicopedagoga reclamou que ela não se comporta adequadamente, conversa muito, faz bagunça na sala e que provavelmente sofria de...TDAH !! Quase que soltei uma gargalhada ao ouvir o termo. A minha secretária teve dificuldades de soletrá-lo e não sabia o seu siginificado. Calmamente eu a expliquei e disse-lhe que a referida profissional estava equivocada, pois sua filha poderia ter qualquer coisa, menos ter TDAH. Sentei na sala e fui conversar com a menina, fiz perguntas básicas que poderiam me indicar como era o seu dia a dia na escola e resumo da " ópera" : a menina era muito, muito inteligente comparada aos seus colegas de classe, pois já sabia ler e escrever bem, sabia fazer cálculos simples de matemática e era rápida nos exercícios e como terminava antes dos demais, ela acabava por não ter o que fazer, então ficava brincando, conversando e fazendo " bagunças". Os exercícios? Acertava todos!! Percebi que, infelizmente, muitos profissionais que trabalham com educação infantil não sabem discernir hiperatividade com bagunças infantis e que costumam " rotular" as crianças mais agitadas, rápidas, eficientes, cheias de energia como se sofressem de TDAH.

Para elucidar a questão aos pais que acompanham o blog, eu estarei postando algumas informações a respeito do assunto. Vamos lá:

O que é TDAH?

Fonte: www.universotdah.com.br

 Nos portadores de Transtorno de Défict de Atenção / Hiperatividade (TDAH) ou Distúrbio de Défict de Atenção (DDA) os neuro-transmissores, dopamina enoradrenalina (substâncias químicas do cérebro que transmitem informações entre as células nervosas) encontram-se diminuídos, fazendo com que a atividade do córtex pré-frontal seja menor. É uma disfunção neurobiológica. 

 Essa região é a parte mais evoluída do cérebro e supervisiona as funções executivas: observa, guia, direciona e/ou inibe o comportamento, organiza, 
planeja, e faz a manutenção da atenção e do auto-controle.

 Essa disfunção é crônica, herdada na grande maioria das vezes, daí sua presença desde a infância.

 Em menor grau há fatores do meio ambiente que podem estar relacionados ao TDAH (DDA):

A nicotina de cigarros fumados pela mãe gestante bem como bebidas alcoólicas consumidas, podem ser causas significativas de anormalidades no desenvolvimento da região frontal do cérebro da criança em gestação.

Crianças expostas ao chumbo entre 12 e 36 meses de idade pode ser outro fator.

Traumatismos neonatais como hipoxia (privação de oxigênio), traumas obstétricos, rubéola intra-uterino, encefalite, meningite pós-natal, subnutrição e traumatismo craniano são fatores que também podem contribuir para o surgimento do distúrbio.

 O TDAH (DDA) é um transtorno real, um obstáculo real, apesar de não haver nenhum sinal exterior de que algo está errado com o Sistema Nervoso Central.

 Antigamente era conhecida como “Disfunção Cerebral Mínima”. Mais tarde passou a chamar-se “Síndrome Infantil da Hiperatividade”. Nos anos 70, o conceito foi ampliado com o reconhecimento do déficit na atenção e do controle dos impulsos. Em 1987 o nome passou a ter a atual denominação: “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”.

 Ao contrário do que se pensava antigamente, o TDAH (DDA) não é superado na adolescência: cerca de 65% das crianças diagnosticadas como portadoras de TDAH continua com os sintomas quando atinge a idade adulta.

 Os principais sintomas são: falta de atenção, impulsividade e hiperatividadeou uma “energia nervosa”.

 A impulsividade tem um aspecto positivo, podendo nos levar muitas vezes à ação. O problema é quando ela se torna patológica como no caso do TDAH (DDA), onde há uma falta de planejamento em função da busca intensa e constante da gratificação imediata, das novidades, correndo-se maiores riscos.

 Provocar confusão, discutir, viver em conflito consigo e/ou com o(s) outro(s) é uma forma inconsciente de estimulação do córtex pré-frontal, que anseia por mais atividade. A pessoa não percebe esse processo, não o faz de propósito, mas pode ficar viciada em confusão.

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