quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dirofilariose:

Recebi essa mensagem e sei bem o que é...
Apesar de sempre ter ministrado remédios aos meus cães, nos descuidamos por alguns meses e...o Thor ( o mais velho) acabou pegando. Porém descobrimos a tempo de tratá-lo e recuperá-lo.
Não deixem de dar o remédio p/ eles...existem muitos remédios no mercado, mas só UM dá o devido resultado. É caro, mas...não vou fazer propaganda do remédio. Se vc tiver interesse em saber o nome, me manda uma msg que eu informo.
Segue a mensagem e o link:

Olá, Segue informação sobre esta doença, Dirofilariose:

Os cães, como outros animais, são infectados por parasitas que causam doenças debilitantes. Estes parasitas podem   instalar-se em vários órgãos, porém os mais comuns são os vermes gastrointestinais e o verme do coração (vulgo  Dirofilariose ).

A Dirofilariose é provocada por um parasita, a Dirofilaria Immitis, precisamente por sua forma larvar   que penetra no organismo do cão quando este é picado por  mosquitos que já picaram um cão infectado. Após cerca de 90 a 100 dias da infecção, a larva desenvolve-se e aloja-se na região entre o átrio direito e a veia cava do coração.No   estado  adulto, o parasita alcança cerca de 30 cm de tamanho e, após 7 a 8 meses da infecção, já podemos encontrar microfilárias a circular  no sangue.

Sintomas

Os principais sintomas do cão com Dirofilariose são: tosse, falta de ar, emagrecimento, cor escura da língua, intolerância ao exercício e, quando a insuficiência cardíaca já se instalou, pode ocorrer falência  do fígado e dos rins, podendo surgir aumento de volume abdominal e líquido nos pulmões. A tosse geralmente é crónica.

Diagnóstico

O diagnóstico feito pelo médico veterinário é baseado nas informações obtidas junto ao proprietário, no exame clínico e nos exames complementares que detectam a presença de microfilárias no sangue e de anticorpos, na radiografia do tórax, no eletrocardiograma e no ecocardiograma, além de exames para avaliação da função dos rins e fígado nos estágios mais avançados da doença.
É importantíssimo salientar que o diagnóstico pode e deve ser feito com precisão e, uma vez o cão apresentando a doença, as formas de tratamento devem ser expostas para o proprietário para que seja realizado. O tratamento pode ser dirigido à extinção dos vermes adultos (tratamento adulticida) e/ou das microfilárias (tratamento microfilaricida), associado ao tratamento sintomático da insuficiência cardíaca.

Mais importante que termos conhecimento de que existe tratamento para a doença e que ele deve ser feito, é sabermos que a única forma de evitarmos a doença é prevenindo-a, através do uso de medicamentos que podem ser administrados mensalmente pelo proprietário, conforme a orientação de seu médico veterinário.
Para finalizar, podemos dizer que a melhor forma de tratar  a Dirofilariose Canina é através da prevenção.

 

http://www.hospvetprincipal.pt/dirofila.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.