segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vídeos Educacionais= Educação Infantil

Um estudo publicado no site da revista Mente & Cérebro deste mês trouxe uma polêmica, será que os vídeos educacionais podem ajudar a educar crianças pequenas?. Hoje existem muitos DVDs que são vendidos para o público infantil com a promessa de melhorar o aprendizado da linguagem.Para os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Riverside, a exposição precoce a certos estímulos sempre leva a um incremento da capacidade intelectual.


Veja o trecho do estudo:

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores realizaram estudo do qual participaram 96 crianças. Elas assistiram a vídeos educativos durante seis semanas e depois passaram por testes para avaliar a aquisição e memorização de palavras, com ênfase naquelas destacadas nos programas. De forma geral, os resultados não mostraram melhora no vocabulário. Os cientistas observaram ainda que as crianças com menos de 1 ano expostas a esse tipo de programa obtiveram resultados piores nos testes.

Fonte: Mente & Cérebro

Estudo interessante, pois muitos pais já utilizam a televisão como passatempo infantil ao permitir que crianças assistam desenhos em demasia, agora utilizam vídeos educativos como justificativa p/ tal ação, como se isso fosse ser muito útil p/ o desenvolvimento infantil. Após esse estudo, todas essas justificativas vão por terra...vms permitir que nossas crianças brinquem, se distraiam com atividades mais saudáveis. Vms deixá-las desenhar, correr, pular, jogar bola, brincar de boneca, e aprender o que tem que ser "aprendido" no local e na hora certa!! Conheço milhões de pais que na ânsia de verem seus pequenos filhos tornarem-se gênios ou super dotados, massacram diariamente as crianças com informações e ensinamentos que não condizem com suas idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.