quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mal de Alzheimer com outras doenças

Não confunda o Mal de Alzheimer com outras doenças

Definir qualquer demência como esclerose está entre os principais erros

Publicado em 4/11/2008

www. minhavida.com.br

 

Denominar um idoso como esclerosado é um dos maiores equívocos que rondam a Doença de Alzheimer no Brasil. Quem faz o alerta é o neurologista Antonio Cezar Galvão, do Hospital 9 de Julho. "Para muitos leigos, qualquer tipo de demência que costuma acometer os idosos é chamada de esclerose", completa.

Segundo o especialista, o termo esclerosado é absolutamente inadequado e vem dos tempos em que ainda se acreditava que a arteriosclerose, espessamento e endurecimento da parede arterial, era a causa de todos os problemas relacionados à demência. "Hoje, sabemos que a DA não tem absolutamente nenhuma relação com a circulação cerebral e arteriosclerose. Trata-se de uma doença degenerativa, que envolve componentes ambientais e genéticos e cujo mecanismo desencadeante ainda é desconhecido".

Outro erro comum, este que cerca a classe médica não especializada, é catalogar quaisquer outras demências apresentadas por idosos como Mal de Alzheimer. "O diagnóstico diferencial de demência pode ser complexo. Ele exige necessariamente a avaliação de um neurologista", orienta Galvão.

Entre as causas de demência comumente confundidas com a Doença de Alzheimer, o neurologista do Hospital 9 de Julho lista a hidrocefalia de pressão normal, a carência de vitamina B12 e o hipotireoidismo todas, de acordo com ele, perfeitamente tratáveis. Outros exemplos são o hematoma subdural crônico, o neurossífilis e a Doença de Creutzfeldt-Jacob. 

No entanto, Galvão afirma que as demências mais comuns realmente são a demência vascular, causada por problemas circulatórios no cérebro, e a Doença de Alzheimer. "Juntas, elas correspondem a quase 80% dos casos de demência. Às vezes, os pacientes podem sofrer de ambos os problemas. Estes quadros são chamados de demência mista", fala sobre mais uma possibilidade. 

É importante frisar que indivíduos idosos quase sempre apresentam de leve a moderada redução da capacidade de memória recente, quando comparados às pessoas mais jovens. "O fato é denominado de Senescência Benigna da Memória (SBM) e não deve ser confundido em hipótese alguma com a Doença de Alzheimer", reforça o especialista do Hospital 9 de Julho. 

"A depressão é outro mal bastante comum na terceira idade. Ela pode afetar a atenção e, a partir disso, a memória recente. Porém, é mais uma condição perfeitamente tratável", diferencia o médico. 

Na dúvida sobre o grau de comprometimento da memória recente de um idoso, os testes neuropsicológicos entram em cena. Galvão informa que o aparecimento de outros déficits cognitivos, como alterações da linguagem, perda da habilidade de atos motores planejados e complexos, já tem um significado patológico. "Ou seja, é sinal de que existe uma doença específica, e não o envelhecimento cerebral normal".

O neurologista ressalta que é papel do médico determinar a significância da perda de memória e diferenciar todas as condições apresentadas pelo paciente. "O problema é que, em certos idosos, a redução da memória recente é mais acentuada, sem se evidenciar outros déficits cognitivos para se catalogar de demência", aponta. 

Ainda de acordo com o especialista, a diminuição da memória recente acentuada leva o nome de Déficit ou Comprometimento Cognitivo Leve (DCL). "Estas pessoas têm um risco maior para o desenvolvimento da Doença de Alzheimer, com o passar dos anos", alerta. "Tais pacientes devem ser identificados precocemente para seguimento e aconselhamento médico. Alguns neurologistas recomendam tratamento com anticolinesterásicos. No futuro, estes pacientes serão candidatos ao tratamento com drogas preventivas, quando elas forem desenvolvidas", completa.

2 comentários:

  1. gOSTARIA DE SABER,SE APOS UM ACIDENTE,(MINHA SOGRA FOI ATROPELADA0DEPOIS DISSO FICOU HOSPITALIZADA POR 111 DIAS...SAIU DO HOSPITAL,PQ OS MEDICOS ACHARAM MELHOR PQ ELA PODIA ADQUIRIRALGUMA OUTRA DOENCA
    DEPOIS DISSO FOMOS EM UM NEUROLOGISA PELOS EXAMES ELE DIAFGNOSTICOU Q ERA ALLZHEYMER...
    ELA ESTA COM MOMENTOS DE DEMENCIA MA S TEM DIAS Q FICA MELHOR E SO PENSA EM IR PRA RUA...O Q ELA JA FAZIA QDO ESTAVA BEM...GOSTARIA DE SABER SE EXISTE OUTRA DOENCA Q PODE SER CONFUNDIDA COM ALLZHEYMER...E FICARIA AGRADECIDA DE TER MAIS INFORMACOES SOBRE O CASO
    ABRACOS
    LADY DELL

    ResponderExcluir
  2. Olá Lady Dell!!
    Não temos como avaliar o caso da sua sogra. Sugiro que a familia leve-a a alguns médicos ( geriatra e no mínimo, três neuros) pois é bom ter avaliações e exames, para que o diagnóstico seja o mais próximo da realidade. Desejamos melhoras para sua sogra.
    Abraços,
    Patricia

    ResponderExcluir

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.