sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MARKETING E JORNALISMO - Profissão

MARKETING

É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular trocas satisfatórias entre empresas e consumidores. O profissional de marketing elabora estratégias de vendas de produtos, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para uma determinada marca ou produto. Cabe a ele executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também a prestar assessoria a pequenos e médios negócios. Dessa forma, sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido.

O mercado de trabalho

As chances no mercado são boas tanto para os especialistas em gestão quanto para os que trabalham em pesquisa. Atualmente, as grandes empresas e o setor de serviços têm preocupação em acompanhar o desempenho de seus produtos no mercado e, se for necessário, executar ações para aumentar as vendas. Por isso, cada vez mais abrem postos para esse profissional atuar em planejamento estratégico, pesquisas de mercado e de comportamento de compra e consumo e desenvolvimento de novos produtos, entre outras áreas. Há boas perspectivas também em pequenas e médias empresas que estão investindo em marketing como uma maneira de melhorar seus negócios. Os maiores empregadores estão nas regiões Sul e Sudeste. Norte, Nordeste e Centro-Oeste já buscam gestores para seus departamentos de marketing e vendas, diante do crescimento dos mercados de consumo dessas regiões.

O curso

Disciplinas como fundamentos da administração e do marketing aparecem já no primeiro ano, mesclando-se com outras mais gerais, como sociedade, meio ambiente e cidadania. A partir do terceiro ano começam matérias mais específicas como comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, administração estratégica e pesquisa de marketing. Você também estuda produção e leitura de textos e aspectos ligados à gestão em vários segmentos, como gestão de preços, de produtos e de comunicação. No último ano deve-se fazer a opção entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Na conclusão do curso é exigida a apresentação de um trabalho.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Comun. e Mkt.; Comun. Soc. (comun. e mkt.); Comun. Soc. (mkt.); Prop. e Mkt.; Prop., Public. e Criação (mkt.).


JORNALISMO


"O jornalista é um contador de boas histórias. Ele deve ter a capacidade de compreender a realidade mutante e fragmentária para, então, reportá-la. Com isso, democratiza a informação e permite ao leitor tomar posições que melhorem sua vida. A liberdade de expressão e a responsabilidade social do jornalismo são pilares de sustentação da democracia", afirma Luiz Egypto, editor-chefe do Observatório da Imprensa, site que acompanha o desempenho da mídia brasileira. Essencialmente, o jornalismo é um serviço à sociedade, pois divulga informações de interesse público por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O profissional da notícia apura, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais. Além disso, ele pode atuar na assessoria de imprensa de empresas, ONGs e governo. A rotina do jornalista não é fácil e requer muito estudo. Egypto trabalha no Observatório com o conceito de redação virtual: a equipe que comanda está em seis cidades distintas, seu dia-a-dia é ler (virtual e fisicamente) e navegar na internet o dia todo. De domingo a terça-feira, ele fica por conta do fechamento do Observatório. Nos dias restantes, cuida da atualização do site e de outras atividades, como a edição de livros. "O ritmo de trabalho depende muito do veículo. Uma coisa é certa: trabalha-se em tempo integral. Isso não significa que não existe lazer. Mas, ao ler um livro na praia ou ao assistir a um DVD, o jornalista está trabalhando. A profissão é um eterno estado de prontidão", afirma Luiz.

O mercado de trabalho

As ofertas de emprego para jornalistas têm-se mantido estáveis nos últimos anos, mas recentemente uma movimentação do jornalismo na TV brasileira aqueceu o setor. Além do investimento que algumas emissoras fizeram na montagem de equipes de seus telejornais, surgiram canais de notícias 24 horas. Canais ligados a assembléias legislativas e câmaras municipais de grandes cidades também contribuem com a abertura de novos postos de trabalho. A internet continua como um veículo que oferece boas oportunidades aos jornalistas, sobretudo na atualização de notícias dos grandes provedores de internet. O campo para o segmento da assessoria de imprensa é favorável. "Órgãos públicos, ONGs e a maioria dos políticos têm hoje seu próprio assessor de imprensa, o que aumenta a procura pelo profissional", diz José Carlos Proença, coordenador do curso de Jornalismo da Universidade de São Paulo (USP). Os maiores empregadores continuam nas capitais, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas cresce o número de oportunidades em cidades do interior, sobretudo da região Sudeste. Além de trabalhar com carteira assinada, muitos jornalistas atuam como prestadores de serviço fazendo trabalhos esporádicos.

O curso

As disciplinas básicas são língua portuguesa, economia, teoria da comunicação, filosofia, história da arte e sociologia. Depois vêm as matérias específicas, como jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, novas tecnologias de comunicação e design gráfico. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e on-line, rádio e TV. Em algumas escolas, o curso, com duração média de quatro anos, é oferecido como habilitação de Comunicação Social. Os alunos precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para receber o diploma. Já o estágio, embora não seja obrigatório, é recomendável, pois pode abrir portas do mercado de trabalho.

Outros nomes: Comun. Soc. (gestão da comun. int.).; Comun. Soc. (jornalismo em multimeios); Comun. Soc. (jornalismo); Comun. Soc. (jornalismo: ênf. em gestão da comun.); Comun. Soc. (jornalismo: ênf. em multim.).

O que você pode fazer

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