domingo, 11 de outubro de 2009

Problemas Circulatórios Fonte:www.alzheimermed.com.br



Os nossos órgãos recebem o alimento necessário pelas artérias.

Artérias são vasos sangüíneos que levam sangue rico em nutrientes para que o nosso organismo funcione normalmente.

Quando uma doença estreita ou obstrui esses vasos, ocorrem doenças graves.

No coração são as artérias coronárias que fazem essa função, no cérebro são as artérias cerebrais.

A doença responsável pela maioria dos distúrbios que acabam por causar essa obstrução chama-se aterosclerose.

Se essa obstrução ocorre no coração temos um infarto do miocárdio. Se for nas artérias do cérebro ocorre um acidente vascular cerebral (derrame).

Essa doença, a aterosclerose, pode ser prevenida.

Existem certas condições que são conhecidas como fatores de risco e que podem e devem ser controlados por nós.


FATORES DE RISCO:

1. Fumar: fumar faz muito mal. Parar de fumar em qualquer idade é muito bom para a saúde.

2. Pressão Alta: controlar e tratar a pressão alta é muito importante. Verifique sua pressão com o seu médico pelo menos 1 vez ao ano.

3. Colesterol: essa substância pode ser medida em laboratório. Existem outras (triglicérides, LDL, HDL) que também devem ser checadas periodicamente. O controle dos níveis normais pode ser obtido com dietas pobres de gordura ou pelo uso de medicamentos que devem ser receitados pelo seu médico.

4. Obesidade: manter o peso ideal colabora na prevenção das doenças circulatórias.

5. Sedentarismo: a falta de atividade física facilita a instalação de várias doenças, inclusive as circulatórias. Aconselhe-se com seu médico e adote uma atividade física regular.

6. Estresse: a maioria das pessoas idosas convive com uma série de preocupações. Preocupam-se com a vida dos filhos, dos netos, do companheiro, com os problemas financeiros e uma série de outras angústias que acabam por levar ao estresse e depressão.

É certo que nem sempre é possível se resolver tudo, porém, também é verdade e muito positivo que se adote uma atitude otimista. Mesmo as pessoas mais ocupadas devem encontrar algum tempo para o seu laser e momentos de descontração.

Os estados de estresse crônico facilitam a instalação de uma série de doenças. Combata o mal-humor. Ocupe-se, seja participativo, enfrente novos desafios.
 
7. Diabetes: (excesso de açúcar no sangue) e Gota (excesso de ácido úrico no sangue): algumas doenças metabólicas como o diabetes e a gota somam-se aos fatores de risco. É possível, de maneira simples, que essas doenças sejam controladas pelo seu médico, muitas vezes só com dietas e, se necessário, com o uso de medicamentos.

8. Reposição Hormonal: nas senhoras, a menopausa (data da última menstruação) acarreta uma diminuição nos níveis de certos hormônios. Esses hormônios, até o término das regras (menstruação) agem como protetores para doenças ósseas e circulatórias. Peça orientação para o ginecologista que irá analisar a necessidade de repor essas substâncias.

9. Álcool: o álcool produz sérios problemas de saúde, especialmente em excesso. Evite beber. Limite-se a um copo de vinho, de vez em quando.

As pessoas que já foram acometidas de infarto do miocárdio devem ser avaliadas periodicamente pelo médico.

As que sofreram derrames, além de uma avaliação médica regular, devem receber tratamentos de reabilitação (para  minimizar paralisias, dificuldade para falar etc.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.