sábado, 4 de julho de 2009

Batman sofria de TEPT


Muito interessante o link que o psicólogo faz da história de Batman com o TEPT.

Prova de que o cinema tem muito do mundo dos "psi"... e vice-versa.

Boa leitura...


Artigos da revista mente & cérebro

edição 153 - Outubro 2005 Por Júlio Peres
O trauma de Bruce Wayne
O homem que se transforma no Batman apresenta indícios de sofrimento psicológico típicos de quem sofre de transtorno de stress pós-traumático.

O filme Batman begins, de Christopher Nolan, traz uma série de aspectos pertinentes quanto às possíveis repercussões de traumas psicológicos. O trauma psíquico foi descrito pela primeira vez por Freud como um afluxo de excitações excessivo em relação à capacidade do indivíduo de dominá-las e elaborá-las. Atualmente, compreende-se que traumas psicológicos podem afetar a qualidade de vida com grande impacto, caracterizando uma desordem chamada transtorno de stress pós-traumático (TEPT), que se manifesta por recordações aflitivas, pensamentos indesejáveis recorrentes, estado de alerta, ansiedade, insônia, entre outros sintomas. Perdas de familiares são consideradas potenciais geradoras de traumas psicológicos, e o menino Bruce Wayne testemunha a morte repentina de seus pais.Nolan constrói o protagonista com referenciais baseados na realidade. O trauma sofrido pelo garoto permeia sua vida. De fato, estudos evidenciam que as experiências traumáticas podem alterar o equilíbrio psicológico, biológico e social de um indivíduo, e que a lembrança do evento traumático influencia as suas outras experiências.


A memória traumática de ter visto os pais serem baleados acompanha Wayne de maneira vívida, tal como em muitos casos de TEPT, em que os indivíduos experimentam flashbacks e pensamentos intrusivos. As memórias traumáticas geralmente são fragmentadas e carregadas de forte expressão emocional, disparando estados de confusão, ilustrados no filme com as cenas de flashes dos conflitos internos e da luta contra as emoções negativas. Nossa prática clínica mostra que determinadas memórias traumáticas levam a comportamentos destrutivos, tais como o abuso de substâncias e a automutilação. Entretanto, os eventos traumáticos em si não são determinantes isolados ou exclusivos do TEPT. Experiências intensas e devastadoras possuem efeitos variáveis, o que enfraquece o conceito de "reação universal ao trauma". Muitas vítimas procuram apoio profissional, literatura especializada e amizade, enquanto outras enfatizam o colapso e/ou a vitimização. Conforme Nolan: "Batman é humano, não é perfeito. Mas transformou suas emoções fortes e autodestrutivas em algo positivo". Realmente, um trauma psicológico é capaz de fomentar comportamentos salutares de resiliência (capacidade de atravessar eventos traumáticos e de retomar qualidade de vida satisfatória). Wayne é orientado por Ducard e Rachel para buscar um sentido espiritual mais profundo de seu destino, assim como lembrar do legado de seu pai e da tradição filantrópica da sua família. Estudos evidenciam que práticas como a meditação e a oração exercem papel ativo no desenvolvimento de mecanismos de superação psicológica. A motivação de encontrar novos objetivos e sentidos na vida, a crença que é possível influenciar o entorno e a opinião que se pode aprender e crescer a partir das experiências positivas e negativas também são comportamentos que conduzem a resiliência.Um dos objetivos centrais das psicoterapias aplicadas às vítimas de traumas psicológicos é atribuir gradualmente novos significados emocionais à experiência traumática passada. O filme traz uma referência objetiva também encontrada no âmbito psicoterapêutico: transformar a dificuldade numa aliada do desenvolvimento pessoal.
Quem é o autor:
Júlio Peres é psicólogo clínico especializado em transtorno de stress pós-traumático, doutorando em neurociências e comportamento pela USP. Em 2004, ganhou o prêmio Sociedade Brasileira de Neurociências (SBNeC) com estudo sobre memórias traumáticas, psicoterapia e neuroimagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Mas ...:
- A responsabilidade das informações pessoais serão suas! Não dê informações falsas, que causem danos a terceiros, sem comprovação.
- Não serão aceitos termos ofensivos , palavrões e nem de imagens.
- Você terá que identificar seu nome, e-mail ou alguma forma de contato, pois a "outra parte" terá o Direito de resposta, sempre!
- Coloque a cidade onde você mora e cite a fonte da informação postada.